PRAGA - A PONTE CARLOS

                                                                                                   
PONTE CARLOS EM PRAGA (REPÚBLICA TCHECA)



Conhecemos Praga em novembro de 2006. Uma época muito fria, mas não poderíamos excluí-la de nossa programação pela Europa. A inspiração para conhecê-la surgiu quando vimos várias  fotos de revista de viagens mostrando seus prédios e igrejas, com seus tetos pontiagudos e o lindo entardecer na Ponte Carlos (Karluv Most). A ponte  liga a cidade velha (Staré Mesto) à Malá Strana e ao Castelo de Praga. Erguida em 1357 por Carlos IV, sua decoração é repleta de estátuas barrocas que se alinham dos dois lados da ponte, representando autoridades como bispos e santos, no total de 30 estátuas de diferentes épocas. Cruzando o Rio Moldava, a Ponte Carlos se apóia em 16 arcos e sua construção foi em granito maciço. De qualquer ângulo, sempre um espetáculo.
O famoso crucifixo foi erguido em 1629 e, por cem anos, foi o único adorno da ponte. A primeira estátua foi  de João Nepomuceno e é a mais procurada. Diz a lenda que, ao ser tocada, a pessoa voltará à Praga ou terá seus desejos realizados.
Criada por Matthias Braun, a estátua de Santa Lutgarda é considerada por muitos a mais notável da ponte.


Quando atravessamos a ponte em direção ao Castelo (Malá Strana) e à Igreja de São Nicolau, há duas torres. A menor delas é remanescente da ponte inicial (Ponte Judite), de 1188 e a mais alta data de 1464, onde se tem uma belíssima vista da cidade. As várias lojas de cristais, famosas na região, localiza-se nesta região e os bons restaurantes também. O movimento de turistas pelas estreitas ruas é muito grande.
Os artistas de rua estão sempre presentes vendendo seus quadros, artesanatos ou pode-se encontrar algum grupo musical com seus magníficos violinos. Vale parar e contemplar.
Para quem gosta de agitação, uma das maiores casas noturnas da Europa,com cinco andares, esta localizada bem próximo à torre gótica, no lado da cidade velha, com uma bela vista para o rio Moldava (Karlovy). Diversão na certa.

Os santos barrocos e a torre gótica no lado da cidade velha


Castelo de Praga ao fundo

Detalhe do crucifixo

Praga é uma cidade para se conhecer a pé, inclusive para  se chegar à Ponte Carlos. Outras opções são os trens de superfície (12, 22 e 23 para Malá Strana) e 17 e 18 para cidade velha. Os táxis são frequentes na região, porém acertem o preço antes, pois os motoristas são muito espertos com os turistas.
O entardecer e o amanhecer são imperdíveis. O lindo contraste das cores do céu com os telhados vermelhos e as torres pontiagudas são imperdíveis e não é por acaso que a Ponte Carlos é considerada uma das mais bonitas do mundo.
Praga é uma cidade de contos de fada. Pontue em sua agenda!




Comente com o Facebook: