UM DIA EM NASSAU, BAHAMAS. O QUE FAZER.





Em nossa viagem à Flórida, em setembro de 2015, fizemos a opção de conhecer as Bahamas, mais precisamente Nassau, sua capital. Voamos entre Miami e Nassau com a Bahamasair. Um vôo rápido (40 min) e bem tranqüilo.
Na chegada, no Aeroporto Internacional de Nassau, no corredor de acesso a Alfândega, somos apresentados aos grandes personagens nacionais (Hall of Champions). Uma bela homenagem.



                                                          

 O visto não se faz necessário, porém deveremos preencher um formulário (espanhol ou inglês) para acesso ao país. A moeda local é o dólar bahamense, mas o dólar americano é amplamente aceito em todos os lugares, embora o troco seja realizado na moeda local. A relação é quase um para um.
Existem duas opções para se chegar ao centro da cidade. O primeira seria de táxi ou, ainda, alugar um carro. As locadoras estão localizas em frente ao desembarque. Os preços são semelhantes e o GPS não é necessário. São fornecidos os mapinhas mesmo. Outro detalhe: a mão é inglesa, ou seja, sentido pela esquerda. O curioso é que tem carros com direção a esquerda ou a direita. Optei pelo táxi. Ao custo de 29 dólares e, após 20 minutos, chega-se ao centro da pequena Nassau. Não existe ônibus nesse percurso
Ao chegar a cidade, o que surpreende de imediato é a quantidade de navios no porto,afinal,Nassau ,e uma importante rota de cruzeiros. Na oportunidade, havia três e o tamanho deles é desproporcional com o pequeno porto. Era um domingo e a movimentação na área era imensa.



Apesar de pequena, sugiro dividir o passeio em duas partes. A cidade em si e a Paradise Island, onde está localizado o Resort Atlantis.
Na primeira parte do passeio  as atracões ficam próximas e podem ser percorridas a pé mesmo. É uma caminhada agradável, mas não esqueça de levar água e usar roupas leves e sapatos confortáveis, pois  o calor é intenso. As casinhas em madeira com sobrados e de cores fortes e variadas são uma grande atração a parte. São museus, casinhas historica, mercado central,igrejas e praças.

                    

                    

                    

Entre os vários fortes existentes, o mais visitado, até porque esta dentro da cidade, é o Fort Fincastle. Seu acesso através de uma grande escadaria e de área verde nativa é muito bonito. Local certo para algumas fotos. Aqui o mercado de artesanato é abundante e variado. Vende-se de tudo, desde camisas a bonecos de pirata. O colorido Rock Cafe Bahamas está aqui também. A entrada do forte custa 01 dólar e tem direito a um pequeno tour guiado em inglês. Do alto se tem uma bela vista da cidade, do porto e da Paradise Island.

                  





Ao visitar o museu do pirata, não se pode deixar de ir ao pub do pirata, um anexo. Um local animado e onde pudemos provar a cerveja local, a Kalik, por sinal uma delícia.



                   


Outro local bem animado, bom para uma refeição ou um drink é o Senor Frog`s. Acho que todos os tripulantes dos navios resolveram vir aqui na mesma hora, tamanha a quantidade de pessoas no local. Não deixe de provar o Bahama Mama( Dark Rum, Coconut Rum,  licor e frutas), muito bom, típico aqui ($8).



                     

Passeando pela rua principal e, se gostar de comprar jóias, o local é este mesmo. São varias opções, para todos os preços e gostos. Lembrando que a ilha é duty free,ou seja,sem impostos.As lojas ficam abertas ate às 15h. Um grande mercado de artesanato está aqui também. Nao se vai às Bahamas sem levar uma peça de artesanato. Charuto cubano está a venda aqui também, a preços variados, mas o problema reside em regressar aos EUA. Produto proibido! Mas nao deixe de levar um Rum,famoso aqui. Meu passeio na cidade durou aproximadamente três horas e acabou exatamente aqui, na região do porto.

  

A segunda parte começa na travessia de ferry até a Paradise Island. O ticket custa $8,00 (round trip) e $4,00 (one way) e funciona de 9h da manhã às 6h da tarde. Na verdade, um papel escrito a mão. Guarde, pois será cobrado na volta . A travessia dura em torno de 20 minutos e mais parece um tour guiado, pois o ajudante de comandante com sua voz rouca e estridente descreve as atrações do curto percusso,  tais como as casas das celebridades ( Steve Wonder, Michael Jackson, etc). Obviamente, ele cobra umas moedinhas na saída.
Do pequeno porto na chegada, ate o Resort Atlantis, a travessia dura 10 minutos de caminhada, passando pela simpática Marina Village. Um local bem agradável, cheio de lojinhas coloridas, restaurantes, lanchonetes e, é claro, barcos... E que barcos! Eles são imensos e lindos, ancorados bem em frente à vila e ao hotel. Aproveita peça um Mojito,uma gostosa bebida local, senta em um banquinho e aproveita a paisagem.






O gigantesco Resort Atlantis é semelhante ao de Dubai e, sem dúvida, é uma atração a parte em Nassau. Existem três opções de passeios no hotel, para o Day Pass. O Aquaventure (adulto $145,00,  criança $90,00), o Atlantis Beach Day ($80,00 e $49,00) e o Discover Atlantis Tour ($42,00 e $35,00). Fiz o último. Após a colocação da pulseira de identificação, começamos o tour( em inglês). O Atlantis possui o maior aquario ao ar livre do mundo. Sao mais de 200 especies. Iniciamos  pelo cassino, área comum a todos, com destaque para os incríveis e caros lustres no ambiente, espetacular. Conhecemos o espaço interno do hotel com suas incríveis praias, túneis  com visão dos animais marinhos bem próximos, tudo extremamente bem construído e grandioso. Sem dúvida, um passeio que vale a pena. Dura em torno de duas horas.








                                                                             
                                                                             
                                                      



Retornando à cidade , ainda estava com um tempinho antes de seguir para o aeroporto. Resolvi  então conhecer a praia de Junkanoo. Bem urbana e próxima. Por sinal, não se vai às Bahamas sem conhecer ao menos uma praia. Conheci a barraca .Jyah. Bem pequena, com wifi grátis e uma cerveja pra lá de gelada.  Boa hora para contemplar a linda cor do mar e deixar passar  o tempo.




 Gostei do passeio e recomendo. 














































































Comente com o Facebook: