DICAS DE MACEIÓ E ARREDORES



ONDE FICA?

Maceió está localizado na região nordeste do Brasil, fazendo divisa com Recife, ao norte , Sergipe ao sul e uma pequena área a sudeste com o estado da Bahia. É banhado pelo Oceano Atlântico.

COMO CHEGAR?

Por via aérea chega-se pelo Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, localizado no município vizinho de Rio Largo (25 km). A distância por via terrestre até Recife é de 250 km e, para Aracaju, em torno de 270 km. As estradas alagoanas em geral são boas e possui alguns trechos duplicados. As principais vias de acesso são pela BR 101 e AL 101.



QUAIS AS PRINCIPAIS ATRACÕES ?

PRAIAS, GASTRONOMIA e CULTURA.


ONDE FICAR?

A grande maioria dos  hotéis e pousadas localiza-se no trecho das praias de Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas. Os valores variam bastante a depender da hospedagem. Como sugestão de hospedagem, temos o  Meridiano Hotel, Best Western  ( Pajuçara ), Mar Hotel, Hotel Ponta Verde, Soft Inn Maceió (Ponta Verde), Jatiuca Hotel&Resort, Hotel Porto Jatiuca, Hotel Brisa Tower, Maceió Atlantic Suites (Jatiuca), Ritz Lagoa da Anta ( Cruz das Almas). Na tranqüila Riacho Doce, indico o Flor de Lis Exclusive Hotel. Na AL 101 norte, Km 20, temos o Salinas Maceió, uma ótima opção para crianças. Os dois últimos são afastados da cidade, mas com rápido deslocamento.


                                                              Piscina do Hotel Meridiano


Mar Hotel e Hotel Ponta Verde


Hotel Resort Jatiúca e a orla  da Jatiúca



QUANDO IR?

A melhor época para visitar é entre os meses de setembro a março, com o sol mais presente, com temperatura entre 24 a 32o C.  Entre abril e agosto, a chuva é mais freqüente, mas a temperatura dificilmente fica abaixo dos 20o C. É a baixa temporada.

QUANTO TEMPO NA CIDADE?

Entre 3 e 7 dias é um bom tempo .

ALUGUEL DE CARRO?

Quem deseja ficar apenas em Maceió, não tem necessidade de alugar carro. As distâncias são pequenas e, quando necessário, para pequenos deslocamentos, os táxis e Uber estão a disposição, com preços acessíveis. Para aqueles que desejam conhecer as famosas praias do norte ou sul do estado ou cidades importantes do interior, alugar um carro é sempre mais cômodo.  Reserva seu carro aqui.

QUAIS AS PRAIAS MAIS FAMOSAS DA CIDADE?

A natureza privilegiou Maceió - As praias da cidade são lindas, a cor do mar variando entre o verde e o azul é encantadora. A temperatura morna da água é bem agradável.

A praia da Avenida é bela, porém imprópia para banho. Já a de Pajuçara é bem calma, ótima para mergulho e onde se encontra a famosa Piscina Natural. Ponta Verde é ótima para banhos e seus arrecifes são uma atração a parte.  Jatiúca também é muito bonita, com ondas e, para quem gosta de surf, é uma boa opção. Cruz das Almas é a praia das ondas, mar aberto, muito bonita, mas o cuidado terá que ser redobrado no banho. A praia de Guaxuma, igualmente com ondas e a de Riacho Doce possui muitos arrecifes e é bastante tranqüila. 


Praias da Ponta Verde, Pajuçara e Avenida



Farol da Ponta Verde


Com paciência e disposição, não deixe de passear e contemplar a extensa orla. Aproveitem a caminhada e não deixem de registrar os lindos bonecos gigantes que estão ao longo do calçadão ou no totem da cidade de Maceió, localizado na praia da Ponta Verde. Estátuas de personalidades famosas estão ao longo do calçadão, como Graciliano Ramos. Contemplar um por do sol na enseada da Pajuçara, com certeza, ficará na memória.


Entardecer na enseada da Pajuçara

O boneco gigante na orla da Pajuçara


QUAIS OS MELHORES RESTAURANTES / BARZINHOS E CONFEITARIAS?

Restaurante Maria Antonieta - Italiano, ambiente aconchegante, comida deliciosa  e com ótima carta de vinhos. Possui opções vegetarianas. Reservas aqui. 



Armazém Guimarães - Italiano. Pizza de diversos sabores, ambiente descontraido e ótima área para crianças ( Jatiúca). Conheça o cardápio .

Wanchako - Peruano. Um ambiente aconchegante, decorado com artesanato da região andina. Pratos bem servidos e comida deliciosa. Conheça o cardápio


Entrada com camarão 


Massarela.  Italiano. O queridinho dos amantes da boa massa. Digno da clientela fiel. Site aqui.


Massa com filé


Divina Gula - Mineiro. Ambiente descontraido, comida deliciosa e, para quem gosta de uma cerveja artesanal, esse é o lugar. A picanha é o carro chefe. Conheça o cardapio.

Restaurante Janga - Cozinha brasileira e frutos do mar. Belo restaurante, localizado em frente a praia da Ponta Verde. Comida deliciosa e bem servida. Reservas aqui.

Restaurante Janga


Akuaba & Vera Moreira - Menu afro-baiano e franco-brasileiro - Destaque para o acarajé. Maravilhoso! Entrem aqui e conheçam mais.


Acarajé do Akuaba



Restaurante Picuí - Especializado em carne do sol e outras delícias nordestinas. Acesse aqui.

Hatsu Isakaya - Japonês - Bem decorado e aconchegante. Pratos bem elaborados e cheios de sabor. Vale conhecer.


Restaurante Hatsu

Grato Steakhouse - Restaurante que oferece carnes diferenciadas, de ótima qualidade. Ambiente aconchegante, bom atendimento. Reservas aqui.

Massagueirinha Ponta Verde -  Especializado em frutos do mar. Ótimos petiscos e uma boa cerveja gelada. Não deixem  de provar a casquinha de siri. Simplesmente, a melhor. Ambiente descontraído.

Manga Verde -  Restaurante de comida natural. Para quem procura saladas e grelhados como prioridade, além de outras boas opções. Conheça seu  menu.

Ruca Confeitaria - Em um ambiente contemporâneo, seus pratos são deliciosos. Destaco os croissants entre as inúmeras e boas opções. Clica aqui e aproveita.

Le Brulé Confeitaria - Ótimos cafés, docinhos, bolos, em um ambiente muito agradável e com ótimo atendimento. Conheca mais aqui.


Grand Cru - Wine Bar. Um ótimo local para um vinho, com excelente cozinha.Veja aqui.



Lopana - Um dos melhores barzinhos de praia do Brasil. Com localização privilegiada, em frente a Praia da Ponta Verde. É muito concorrido, principalmente em alta temporada. Possui um ótimo espaço climatizado. Confere  aqui.




Kanoa Beach Bar - Barzinho de praia, sempre muito concorrido, principalmente na alta temporada. Possui bons petiscos e música ambiente. 

Anamá Restaurante - Um excelente self service na cidade, em frente ao totem da cidade, na linda Praia da Ponta Verde. Muitas variedades. Clica aqui e conheca mais.

Bodega do Sertão - Comida nordestina. Com decoração temática, é local obrigatório para se conhecer as riquezas gastronômicas do nordeste, ao som de uma bandinha de pífano. Não esqueca de registrar uma foto no maior Bule do mundo. Menu aqui. 

Sorveteria Bali - Passagem obrigatória para quem curte o lado doce (e gelado) da vida . 


AS ATRACÕES CULTURAIS?

Museus, prédios históricos e igrejas seculares contam muito sobre a riqueza da cultura local. Estão localizados no bairro histórico de Jaraguá e no centro da cidade. Destaque para o museu MISA, Museu de Arte Sacra, Museu Théo Brandao, Teatro Deodoro e a  Catedral Metropolitana de Maceió. Reserve pelo menos três horas para esse passeio. Saiba mais sobre cada um clicando nesse link.



Museu MISA


PASSEIOS PELAS CIDADES  E LUGARES HISTÓRICOS ?

Conhecer Marechal Deodoro, a primeira capital do estado, é obrigatório para quem visita Maceió. Localizado a apenas 25 km da capital, no caminho para as praias do sul, possui acervo cultural riquíssimo. Não deixem de visitar o Museu Marechal Deodoro e o Convento de São Francisco .


Museu Deodoro da Fonseca

A cidade histórica de Penedo, as margens do Rio São Francisco, requer um pouco mais de tempo, pois fica a 150 km de distância. É uma bela cidade, com monumentos preservados e bons museus. Aqui indico ficar dois dias ( Hotel Sao Francisco). Clica nesse link e conheca nosso passeio.


Penedo

Piranhas fica a 275 km da capital. Conhecer a história de Lampião e Maria Bonita, passear pelo Cânion do Rio São Francisco, entre outras atividades, torna a viagem, no mínimo, interessante. Sugiro dois dias inteiros aqui ( Hotel Pedra do Sino, Aconchego do Velho Chico). Conheçam o passeio que realizamos, clicando neste  link .



Canions do São Francisco

Passeio ao Quilombo dos Palmares , em União dos Palmares (82 km). O Parque é Patrimônio Cultural do Mercosul. Localizado na zona da mata alagoana, a Serra da Barriga serviu de refúgio para mais de 20 mil pessoas, entre negros, índios e europeus. Zumbi foi o último líder do Quilombo dos Palmares. O lugar mais importante do Brasil, quando se refere a história da escravidão. E esse capítulo foi escrito aqui, bem perto da capital.  Vale a pena conferir. Clica aqui.


PASSEIO PELAS PRAIAS DO SUL?


As praias do Francês, Barra de São Miguel e Gunga são as mais famosas. Suas belezas encantam todos os gostos. Em um só passeio, pode-se conhecer todas, embora o ideal é aproveitar o dia inteiro em cada uma delas. A praia do Francês possui uma área bem calma na maré baixa e, ao sul, o local das ondas, do surf. O final de tarde aqui é de uma beleza singular. Nos últimos anos, houve uma melhora crescente quanto ao visual da orla e organização das barracas. A Barra de São Miguel é uma piscina a céu aberto, com águas mornas e um banho muito agradável. Na alta temporada, a cidade fica, geralmente, lotada. A Praia do Gunga está localizada em uma área particular cujo acesso é pago. Não deixem de visitar o Mirante e passear na feirinha de artesanato no local. Os passeios podem ser reservados aqui também. A Lagoa do Roteiro faz parte desse conjunto. Faça o passeio pelas falésias do Gunga (saída da praia). 

No retorno, tem-se a opção de conhecer um lugar exótico: o Povoado Palatéia , na Lagoa do Roteiro, onde irá conhecer a cultura local e uma fazenda de criação de ostras. 

Programem-se para, no retorno a Maceió, almoçar no Polo Gastronômico da Massagueira (Bar do Pato e o renomado Aratu). Não deixem de parar nas baraquinhas de doces regionais na saída do local, que, agora organizadas em espaço próprio, dispõem de uma variedade enorme, entre os já tradicionais suspiros de clara e cocadas.

Sunset na Praia do Francês


Barra de São Miguel


Praia do Gunga


As falésias da Praia do Gunga


As cocadas no litoral sul. Deliciosas.




Se a opção incluir hospedagem, sugiro o Kenoa Resort, Gungaporanga, Village  e  Pousada da Lua, na Barra de São Miguel  e Hotel Ponta Verde , na praia do Francês.


Em Jequiá da Praia (66 km) temos as Dunas de Marapé, um local que possui um ecossistema preservado e onde o mar encontra-se com o Rio Jequiá. Possui estrutura de restaurantes e passeios de barco.




O Pontal de Coruripe (100 km) é um lugar lindo e que merece uma visita para quem se dirige as praias do  litoral sul. A história do Brasil está presente aqui também. Foi o primeiro local a ser visto pelas caravelas de Pedro Alvares Cabral, quando descobriu o Brasil, em 1500. Hoje existe um farol em homenagem as caravelas portuguesas. Aqui também naufragou a Nau Portuguesa Nossa Senhora D'Ajuda, que transportava o bispo Don Pero Fernandes Sardinha (1556),  que teve seu fim trágico nas maõs dos índios Caetés.


Praia do Pontal do Coruripe


Capelinha com o busto do Bispo Sardinha


Conhecer a foz do Rio São Francisco, na praia do Pontal do Peba é um ótimo programa, partindo de Piaçabuçu (140 km). As paisagens são lindas e inesquecíveis. Um bate e volta é viável,  mas uma ótima opção é combinar a visita, com uma pernoite na vizinha Penedo (27 km) clica aqui.

Para conhecer esses paraísos o ideal é reservar carro.


Pontal do Peba, em Piaçabuçu.


PASSEIO PELAS PRAIAS DO NORTE?

As praias são de uma beleza impressionante. São quilômetros de coqueiros, arrecifes, piscinas naturais , pousadas e hoteis fantásticos. Destaques nessa região para as praias da Sereia, Ipioca, Sonho Verde  e  Paripueira.  



Praia do Carro Quebrado

A exótica Praia do Carro Quebrado, na Barra de Santo Antônio (47km, AL 101), é lindíssima e isolada.  A partir dai, as praias ficam mais distantes. Se a opção for permanecer na região indicamos a Pousada  Jirituba.

De Maceió a Maragogi, são 128 km e a programação ideal deve constar hospedagem. Reservem pelo menos dois dias na região norte do estado.


Praia da Sereia

A famosa Rota dos Milagres é a jóia da coroa. Saindo de Maceió pela BR 101 em direção a Recife, após São Luis do Quitunde, toma-se a direita, após uma usina, no sentido  Passo de Camaragibe. Para quem tem pouco tempo, sair do Aeroporto Internacional e seguir para a Rota Ecológica sem enfrentar o trânsito da cidade, também é viável. Uma rodovia nova (AL 105) tem início na Avenida Cachoeira do Mirim e segue até São Luiz do Quitunde, mas evitem esse trecho a noite.

A Rota famosa vai da praia de Barra de Camaragibe até a Praia do Patacho em uma extensão de aproximadamente 20 km. Um total de oito praias famosas, apreciadas por locais e visitantes. São cidades pequenas, pacatas , com pracinhas coloridas e com sua igreja matriz. Uma paradinha para saborear uma tapioca recheada é uma ótima opção. Estando na região e com tempo, não deixem de visitar a Associação Peixe Boi em Tatuamunha. Um belo passeio.

O restaurante que mais gostamos na região é o No Quintal. Comida deliciosa, atendimento atencioso. Bom fazer reserva .


Porto de Pedras


Peixe boi 


Rota Ecologica do Milagres - Praia do Toque.


Restaurante No Quintal.


Para se chegar a Japaratinga partindo de Maceió, existem duas  rotas mais importantes: a mais rápida, seguindo a BR 101, no sentido Recife (117 km) e pela Rota Ecologica dos Milagres, mais longa, porém belíssima e que se faz necessário atravessar de balsa, à partir de Porto de Pedras. As praias de Japaratinga são bem calmas e  desertas (Bitigui e Boqueirão). Aqui, a rodovia passa bem próximo a praia. Impossível não admirar tamanha beleza. Ótimas para banho e uma boa caminhada.


Travessia do Rio Manguaba, em direção a Japaratinga


Praia de Japaratinga


Maragogi é logo a seguir. Famosa internacionalmente, fazer um passeio pelas praias  de Barra Grande e Antunes não pode faltar no roteiro. O azul do mar é diferente de todas as outras praias , justifica o título de Caribe Brasileiro.




Praia de Barra Grande



O mar de Antunes



 Sao inúmeros bons hotéis e pousadas para todo gosto e preços.  Destaco a Pousada do Toque, Quadrado pousada, , Paru Boutique Hotel, Taipa dos Milagres  , Pousada  da AmendoeirasPousada Vila Chuá ( Rota dos Milagres), Pousada do Alto, Japaratinga Resort  ( Japaratinga) e  Salinas Maragogi , Hotel Praia Dourada , Pousada Rangai e Anttunina Pousada e SPA (Maragogi). Reservem com antecedência.


Pousada do Toque


AS PISCINAS NATURAIS?

As piscinas naturais são atração para quem visita Maceió. A mais famosa é a piscina natural da Pajuçara. É um excelente passeio de jangada, sentindo a brisa agradável do mar. Dura em torno de duas horas e comporta no máximo seis pessoas por jangada. Imperdível. Conheçam a tábua de maré e se programem com a maré baixa. 

Quer fazer mergulho em Maceió clica aqui.

Quer alugar um barco exclusivo clica aqui

Piscina Natural da Pajuçara

Piscina Natural da Pajuçara

Outras piscinas famosas no estado são as de Paripueira, Barra de Santo Antônio, Toque, Japaratinga e Maragogi. O norte do estado, até o sul do estado vizinho é conhecido mundialmente por sua barreira de corais, a segunda maior do mundo. Sinônimo de bons mergulhos e contemplação da natureza. O passeio também pode ser reservado ao chegar no local .


Piscina Natural de Maragogi


AS LAGOAS?

As mais conhecidas são as Lagoas do Mundaú e Manguaba (Marechal Deodoro). Aqui a  vida marinha é riquíssima, com presença de moluscos, crustáceos e peixes. O mangue é abundante e muito bonito.  

Na famosa Prainha, muito frequentada pelos locais, temos o encontro das águas do mar com a Lagoa Manguaba. Um espetáculo da natureza. Fica em Barra Nova. Aluguem um barco para o passeio e depois almoçem na Massagueira. 

Lagoa Mundaú

Ilha Carlito


PASSEIO E COMPRAS?

Maceió possui três grandes Shoppings: Parque Shopping, Maceió Shopping e Shopping Pátio. O ultimo na parte alta da cidade. Bons locais para comprar e passear. Lojas diversas e restaurantes.

As feirinhas mais famosas são: Pajuçara, Pavilhão do Artesanato e Mercado do Artesanato. Uma lembrancinha do artesanato local não pode faltar em uma viagem a Maceió. Combine com um passeio pelo calçadão da orla.

O filé

O Pontal da Barra é um bairro na parte sul da cidade, onde o artesanato é muito presente na vida dos locais. Na Rua  das Rendeiras, encontramos o famoso filé, uma renda típica de Alagoas, que se caracteriza pelo tear colorido e vazado. Muito bonito e uma excelente recordação. Comprar uma rede  é um presente inesquecível.


Região do Pontal da Barra com o encontro do Mar e Lagoa 

Maceió recebe muito bem seus visitantes. O destino é imperdível.






























 








Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário