CRUZEIRO PELO CARIBE . UMA PARADA EM PORTO RICO. O QUE ACHAMOS.

 


Em 2019, realizamos um cruzeiro de sete dias pelo Caribe, com o navio MSC Seaside, um gigante dos mares. Após um dia inteiro de navegação, partindo de Miami, nossa primeira parada foi em San Juan, capital de Porto Rico. Uma parada muito esperada, contudo mal programada, pois chegamos no final da tarde,  já anoitecendo e partiríamos tão logo ao amanhecer, o que perfaria apenas umas seis horas de passeio.

Graças a condição de comunidade dos EUA, a cidade é a mais rica do Caribe. Os porto-riquenhos receberam a cidadania americana em 1917, mas a ilha não tem representação no Congresso e seus habitantes não votam nas eleições americanas. 


O navio atracou no porto da Cidade Velha (San Juan Viejo), justamente o melhor lugar para se visitar. Fundada em 1521, essa área foi reformada e possui museus, bons restaurantes e lojas, além de animados barzinhos, com boa musica caribenha. Construções do século XVII e XVIII, podem ser admiradas nesta região. Os passeios são vendidos no próprio navio. São caros e não aconselhamos. Saindo do navio,  há várias opções de vans compartilhadas por um preço mais em conta. Foi o que fizemos. As primeiras paradas são as melhores. A Fortaleza San Felipe del Morro foi construída em 1539, para guardar a entrada do porto. Do seu farol, podemos obter bonitas paisagens da parte antiga da cidade. O Castillo San Cristóbal está na parte oriental e tinha função de prevenir ataques por terra. Hoje é Patrimônio Mundial da UNESCO.


                              



O restante do passeio mostra uma cidade americanizada meio sem graça, dispensável, principalmente para quem tem pouco tempo. Sugiro pegar um táxi no porto, conhecer os castelos e retornar para a parte antiga, para aproveitar mais o tempo pela parte reformada nas vizinhanças do porto.






Puerto Rico merece um retorno com muito mais tempo. Recomendo!



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário