SAN PEDRO DE ATACAMA: COMO CHEGAR,ONDE FICAR.


Em nossa viagem para o Deserto do Atacama, voamos com a TAM, desde Maceió. Procuramos conciliar um vôo que chegasse cedo ao destino, com boa tarifa e evitando longas conexões, tanto na ida quanto na volta. Não foi tarefa das mais fáceis, mas depois de muito pesquisar até que conseguimos um preço razoável. Saímos de Santiago no início da manhã, com destino à Calama. Fomos contemplados com a beleza da Cordilheira dos Andes e o nascer do sol. A primeira, das inúmeras lindas paisagens que ainda estariam por vir.



Após uma curta viagem, sempre com a companhia da Cordilheira na janela, chegamos em Calama, ponto de partida para chegar em San Pedro. O Aeroporto é simples, confortável e funcional. Bem melhor do que imaginei. Ao chegar, o assédio por transfer é imenso, mas nada de anormal. Pelo menos três empresas oferecem o transfer para San Pedro, distante 100 km de Calama . Contratamos a Trans Licancabur, ao preço de 12 mil pesos por trajeto e 20 mil pesos ida e volta ao aeroporto. Vale barganhar o trecho inteiro. Eles são pontuais e bastante organizados. Anotam as informações do hotel e horário do vôo de volta e já combinam um horário para o retorno. Ainda assim, confesso que ficamos temerosos com a volta, mas foi tudo perfeito. Se a opção for táxi, gasta-se em torno de 35 mil pesos pelo trajeto, em média. Alugar carro não acho interessante, pois não serão usados nos passeios em San Pedro. E há inúmeras agências esperando para fazer isso por você, com segurança, disponibilidade de horários e o conforto.
A moeda corrente é o Peso Chileno, menos valorizada que o real (1/200). A melhor cotação foi no aeroporto de Santiago. No início, estranha-se a quantidade de zeros nas notas, mas rapidamente se acostuma.



O ônibus é bem confortável e, se o cansaço não te pegou ainda, aproveite! As paisagens diferentes começam aqui mesmo. No início, a estrada é quase uma reta sem fim, um tanto monótona, mas aos poucos, a areia do deserto, os vulcões, o céu extremamente azul e as paisagens de sal se apresentam, para o deslumbramento de todos.






E onde ficar em San Pedro? Em uma cidade onde 90 % da renda vem do turismo, é fácil entender que as opções por hospedagens são inúmeras, para todos os gostos e "bolsos". Reservamos pelo Booking o hotel Casa Atacama, da rede NOI ( Tocopilla E-8). Perfeito, bem localizado, quarto confortável (Suite Queen) e distante 5 minutos (caminhada), da principal rua da cidade, a Caracoles.









O Atacama surpreende desde o início, duvida? Não perca tempo e arrume as malas: vá conhecer! A surpresa será positiva. 

Comente com o Facebook: