Uma das grandes atrações em Belgrado, na Sérvia, é o Museu de Tito. Construído em 1975, pelo arquiteto Stepan Kralj, em uma região de muito verde, bastante agradável e afastada do centro da cidade. Aqui encontra-se o Museu da História da Iugoslávia e a Casa das Flores, onde encontra-se o Mausoléu.
QUEM FOI O MARECHAL JOSIP BROZ TITO
Nascido na Croácia, filho de pai croata e mãe eslovena, Josip era um militar comunista, revolucionário, líder do partido Partisans e líder da resistência as forças do Eixo e do nazi-facismo croata e sérvio, durante a Segunda Guerra Mundial. Contestado na Guerra Fria, pois transitava com muita facilidade entre americanos e soviéticos. Sua posição de neutralidade foi elogiada e foi condecorado várias vezes por conta de seu posicionamento. Em 1943, assumiu a patente de Marechal, tornando-se comandante supremo do exército Iugoslavo. Foi eleito Presidente da República Socialista da Iugoslávia entre 1953 e 1980. O pais viveu um grande crescimento econômico entre 1960 e 1970. Tido como ditador , conseguiu sufocar as lutas separatistas( (efetivadas depois de sua morte) existentes na região dos balcãs e manter a paz entre as seis unidades da República ( Sérvia, Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina, Montenegro e Macedônia). Os conflitos duram até os dias atuais.
Muito querido pelo seu povo, seu sepultamento foi um dos mais concorridos da história no mundo até hoje. Praticamente todos os chefes de estado compareceram. (Wikipédia)
Muito querido pelo seu povo, seu sepultamento foi um dos mais concorridos da história no mundo até hoje. Praticamente todos os chefes de estado compareceram. (Wikipédia)
O MUSEU E A CASA DAS FLORES
Fui em um meio de semana e o movimento estava bem tranqüilo. O ingresso (200 DIN) contemplava o museu e a casa das flores, que está localizada no espaço atrás do museu e onde fica o mausoléu. No espaço inferior do museu, existe uma pequena sala onde é passado um filme sobre a vida de Tito. São mostrados as realizações do Marechal, detalhes da sua convivência com chefes de estado, suas viagens e sua obra. Aconselho assistir.
No andar superior, um espaço imenso, onde são espostos movimentos de arte e cultura da Iugoslávia.
A casa das flores é o espaço que abriga o mausoléu, mas não apenas isso. Possui uma imensa área de jardins bem cuidados, com muitas estátuas, presentes recebidos pelo Marechal.
Na saída da Casa das Flores, existe uma pequena sala com lembrancinhas. vale a pena visitar e comprar.
De taxi, a partir do centro, custa em torno de 500 DIN e, de ônibus, pegue o de número 40 ou 41, em frente ao Parlamento.
Funciona de terça a domingo, das 10 às 16 horas.
A história da antiga Iugoslávia esta intimamente ligada a do Marechal Tito. Vale conhecer!
Comente com o Facebook: