HELSINQUE,O QUE VIMOS.

Helsinque é a capital da Finlândia desde 1812 e já foi alvo de disputas entre Suécia e Rússia do século 13 ao 18. A influência Russa ainda pode ser observada principalmente nas igrejas e prédios espalhados pela cidade. O clima na Finlândia costuma ser muito frio e apesar de chegarmos no final do inverno, o frio ainda era congelante.
Chegamos de Estocolmo e como passaríamos apenas um dia em Helsinque, resolvemos nos hospedar no Hotel Hilton aeroporto (Vantaa, 1530), aberto em 2007 e a 20 km do centro da cidade, porém com uma boa rede de transporte em frente ao hotel, além do acesso rápido para o embarque. Os táxis são caros, então resolvemos ir ao centro de ônibus, precisamente a Estação Central.


Esse edifício foi criado pelo arquiteto Eliel Saarinen em 1919. A Estação Central  liga Helsinque ao interior do país pelo sistema ferroviário. Seu interior é bastante amplo com várias lojas de souvenirs e lanchonetes. Resolvemos conhecer o centro a pé, embora de bicicleta também teria sido uma boa pedida. Dentre as principais atrações, citamos a Catedral de Helsinque, a Catedral Uspenski, Estação Central, Museu Nacional, Praça do Mercado, a Praça do Senado e a Igreja de Pedras(Temppeliaukio).



Após uma curta caminhada, chegamos a Catedral de Helsinque, também chamada de São Nicolau. Possui cinco cúpulas verdes que contrastam com o branco da Catedral. Essa construção neoclássica foi projetada por Engel em 1839. As colunas coríntias decoram a fachada e o seu interior possui muito pouca decoração e diversas estátuas dos reformadores protestantes como Lutero entre outros. De sua bonita escadaria observamos a Praça do Senado com a estátua de Alexander, czar Russo e os prédios do Conselho de Estado, Universidade e Biblioteca Central. É um lugar muito interessante para observar o movimento além de  tirar algumas fotos. Caminhamos em direção ao Porto em meio aos bonitos prédios, pequenos hotéis e restaurantes.


Para nossa surpressa e admiração, quando chegamos ao porto encontramos esse cenário que não estávamos acostumados: o mar congelado. A praça do mercado fica ao sul do porto e o acesso pode também ser feito pelo bonde 1 e 3, porém fecha aos domingos. São vendidos além das bancas de peixes, frutas e verduras.


A Catedral Uspenski fica a alguns passos do porto. Com sua fachada de tijolos vermelhos, essa catedral ortodoxa russa é um dos destaques do centro histórico de Helsinque. É a maior catedral ortodoxa da Escandinávia e foi construída em 1868.


Retornando para a Estação Central, passamos pela rua comercial no centro. Apesar de encontrarmos várias lojas de marcas conhecidas, os preços aqui não são convidativos em relação ao resto da Europa. Destaque para a loja de departamentos Stockmann, a maior da cidade.Voltamos ao hotel à noite quando o frio piorou de vez.

Tivemos uma boa impressão de Helsinque que, embora muito cara, merece ser visitada, principalmente se você tiver intenção de conhecer a Rússia e o resto da Escandinávia.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário