CONHECENDO A BODEGA RUCA MALEN EM MENDOZA

BODEGA RUCA MALEN - UMA DEGUSTAÇÃO DOS DEUSES



Mendoza é famosa pelos vinhos que produz e também pela gastronomia. Em nosso curto tempo nesta simpática cidade tivemos o privilégio de fazer uma degustação que aconselho a todos. Sempre fomos curiosos para harmonizar com perfeição a comida com os vinhos e acertamos em cheio. Fizemos uma reserva prévia através de nosso guia Ezequiel (ezemanrique@hotmail.com) para a Bodega Ruca Malen.O Restaurante é pequeno com decoração de muito bom gosto,com grandes janelas de vidro que mostram alèm dos vinhedos a linda Cordilheira do Andes,ou seja um ambiente perfeito para uma bela degustação.
 O Menu Degustacão Inverno consiste em 5 partes:


Primeira Parte - Ravioli crocante de ricotta fresca, limão e batata spunta, nhoque de polenta cremosa e creme de espinafre com salada de quinoa e vegetais de inverno.Vinho-Chardonnay 2011.
Harmonização: os aromas cítricos e a acidez refrescante do vinho através do creme de limão, que contrasta equilibrando as notas da polenta e o creme de espinafre. Bom começo.

Segunda Parte - Creme de beterrabas (e eu achava que não gostava) assadas ao rescaldo, mousse de queijo branco, brunoise de bacon defumado e croûton de pão com especiarias .Vinho-Yauquén Bonarda 2011. Uva 100% Bonarda. É um vinho fresco onde se destacam frutos vermelhos, notas condimentadas e defumadas.
Harmonização - A docura das beterrabas e a cremosidade do queijo equilibram-se com o frescor do vinho e seus suaves taninos, que limpam o paladar e nos convida a saborear o prato.


Terceira Parte - Croquete cremoso de tomates secos e salada de trigos com gotas de azeitona pretas. Vinho-Ruca Malen Syrah 2008. Vinho 100% Sirah.
Harmonização - Combinação de aromas e sabores entre o vinho e o prato. As especiarias da salada de trigo, o sabor terroso da beterraba e o molho de azeitonas pretas combinam com a acidez do vinho.

Quarta Parte - É o prato principal. Medalhão de filé mignon grelhado com purê de batata spunta, batata doce crocante e cebolas agridoces carameladas com laranja e sedimentos de malbec. Vinho-Ruca Malén Reserva de Bodega 2009. Consiste em 40% Carbenet Sauvignon, 28% Syrah, 22% Malbec e 10% Petit Verdot. Engarrafado, esse vinho passa um ano guardado antes de ir ao mercado. Vinho-Kinien Malbec 2009. Vinho 100% Malbec.
Harmonização - O contraste dos vinhos Reserva se harmonizam com a doçura do acompanhamento e o Malbec harmoniza com a carne, a doçura das cebolas e as uvas passas do purê.


Quinta Parte - É a sobremesa. Trufa de chocolate amargo perfumada com licor de laranja.

Obviamente esse é o Menu Degustação Inverno da Bodega, que foi fornecido pela guia quando do início da degustação. Tudo é tão perfeito que não deixa dúvida: é uma degustação dos deuses de verdade. Imperdível. A propósito, pagamos os R$ 300,00 mais felizes de nossas vidas (www.bodegarucamalen.com).

Você com certeza retornará mais exigente com a gastronomia e um pouco mais expert em vinhos.

Comente com o Facebook:

Um comentário: