CABO DA BOA ESPERANÇA


Considerado historicamente o ponto mais meridional da África,  porém contestado por cientistas que mostram que o ponto mais ao sul do continente seria o Cabo das Agulhas, localizado um pouco mais adiante, essa península é de uma beleza fantástica e de um valor histórico único. Foi aqui que, em 1498, Vasco da Gama contornando o Cabo da Boa Esperança, fez seu caminho para as Índias, descobrindo novas rotas de comércio.
O encontro das águas do Oceano Atlântico com as do Oceano Índico por muito tempo foi considerado uma região intransponível pela violência da marés e mudanças de correntes, o que levou ao naufrágio de pelo menos duas mil embarcações ao longo da costa. Essa região também ficou conhecida como Cabo das Tormentas por Bartolomeu Dias (1488).
Partimos da Cidade do Cabo ao Cabo da Boa Esperança com nosso grupo turístico de 12 pessoas em uma van confortável e com um guia atencioso e prestativo, o Eddie Ferreira (www.akilanga.com.za).  O custo foi de 800 rands, aproximadamente R$ 200,00 por pessoa, estando incluso um mini cruzeiro pela Hout Bay para conhecermos a Ilha das Focas.


HOUT BAY

ILHA DAS FOCAS
Seguimos caminho pela Chapman´s Peak (M 65), considerada uma das estradas mais bonitas do mundo. Foi construída serpenteando as altas montanhas e levou 7 anos para ficar pronta. A vista é espetacular.
Na estrada existe um pedágio cujo valor é de 22 rands para motos e 33 rands para carros médios. Existem vários pontos que merecem uma parada para boas fotos.



ESTRADA M65

ENSEADA




As enseadas e a cores em diferentes tons de azul são de impressionar. Uma das praias mais bonitas é a de Noordhoek porém, a praia de areias brancas e encostas cobertas de casas residenciais não está propícia para banhos porque os tubarões brancos habitam essa região com frequência.
Os passeios a cavalo são muito apreciados nesta região.
A entrada principal para o Cabo está aberta das 6h às 18h (de outubro a março) e das 7h às 17h (de abril a setembro). Ao entrar, você recebe um guia explicativo sobre a fauna, a flora e as atrações locais (www.tmnp.co.za). O ticket para adulto custa em torno de R$ 20,00.
Todo o percusso da Cidade do Cabo até Cape Point dura aproximadamente 1h30min.
Durante o percuso até o Cabo é muito frequente o surgimento de avestruzes, babuínos e de zebras-da-montanha o que provoca um alvoroço entre os turistas para conseguir a melhor foto. Antes de se chegar ao topo, obrigatoriamente, você faz um pequeno desvio à direita e segue por uma curta estrada margeando o Oceano Atlântico. Neste local encontraremos a placa mais disputada da África do Sul: aquela que mostra que você realmente esteve lá. Os turistas fazem fila e procuram o melhor ângulo para a foto histórica. A demora vale a pena.


De volta a estrada, chegamos na base do Cabo da Boa Esperança, onde existe um bondinho onde você compra seu ticket subida e descida (47 rands) ou simplesmente subida e desce por uma pequena estradinha lateral onde pode-se contemplar a vista belíssima dos oceanos. Ao chegar ao topo, realizamos uma pequena caminhada ao farol e ao pequeno totem com as distâncias para diversas partes do mundo. Daí se tem uma bela vista para a pequena extensão de terra abaixo que avança ao mar. Muito bonito.
Obviamente, ao descer do bondinho você não pode deixar de passar na lojinha anexa. Nem pensei duas vezes para comprar meu imã .





BONDINHO

FAROL




OCEANO INDICO A ESQUERDA E ATLANTICO A DIREITA


Para uma boa refeição existe o restaurante ¨Two Oceans¨ em uma referência aos oceanos que ali se encontram. Ambiente tranquilo, recheado de turistas e uma vista espetacular onde podemos contemplar os oceanos Índico e Âtlantico. Vale a pena. Um autêntico Pinotage com esta vista, sem dúvida é uma grande pedida.
TWO OCEANS RESTAURANTE



Pelo valor histórico e suas grandes paisagens, vale muito a pena este passeio. Nosso retorno ao hotel não foi menos belo pois contornamos a península e conhecemos praias com pinguins e simpáticas cidades como Simon´s Town.
A África do Sul é realmente muito encantadora e surpreendente. Pode colocar em sua agenda. Vale a pena.













Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário