CANAL DE BEAGLE EM USHUAIA

UM CANAL NO FIM DO MUNDO




Chegamos a Ushuaia com o tempo nublado e muito frio. O canal de Beagle foi nossa primeira visão dessa terra ao extremo sul do continente americano. Separando Chile e Argentina e o Oceano Atlântico do Pacífico, essa região é magnífica, tanto pelo valor histórico, quando pelas belas paisagens. Com 240 km de extensão e pelo menos 5 km de largura, é local de partida para excursões à Antártida. A presença dos grandes  transatlânticos em seu porto é muito freqüente.






Ushuaia é bem pequena e pode ser percorrida a pé mesmo. A área do porto, de  onde partem as excursões para o Beagle, é bem central. Esta foto tradicional acima é na pracinha, em frente ao porto. Exitem várias opcões de passeio. Compra-se o bilhete nas várias lojinhas existentes na área do porto ou nos pacotes existentes nos hotéis.. Optamos por fazer o passeio "pingüinera", um passeio mais completo até as ilhas com pingüins, passando pelo famoso farol de Les Eclaideurs. Existe passeios mais curtos que visitam as ilhas dos lobos, dos pássaros e, é claro, passam pelo farol. O valor varia de 200  a 247 pesos.

O barco é grande e bem confortável, contando com uma área coberta para maior conforto ou para quem gosta de frio e vento, uma área externa. À medida que o barco afastava-se da cidade, o capitão explicava um pouco da história do canal, as paisagens e curiosidades do canal. Pingüins, albatrozes, gaivotas e leão marinho circulam em toda a extensão do canal.




Os sons dos pingüins chamam atenção pela altura, parece uma  grande reunião, capitaneado pelo pingüim rei. Ele realmente manda. É curioso observar sua liderança sobre os demais. O barco aproxima-se ao máximo da terra, pórem não podemos descer, mas vale à pena. Em nosso barco, crianças e adultos deliciaram-se com os pingüins e é uma grande oportunidade para fazermos fotos. No final da pequena excursão, recebemos um certificado. Muito bom mesmo.






Ushuaia é fascinante. É uma viagem longa, mas compensa pelas belezas naturais e as grandes opcões em uma cidade tão pequena. Reserve em sua agenda um passeio pelo "Fim do Mundo".

Comente com o Facebook: