VISITANDO A CATEDRAL DE CHARTRES , FRANÇA

A CIDADE DA CATEDRAL

Retornando a Paris pela A 10, vindo do Vale do Loire, resolvemos desviar um pouco nossa rota e seguimos pela N154 para Chartres. Patrimônio Mundial pela UNESCO, sua catedral atrai visitantes do mundo inteiro, principalmente os cristãos. Seguimos pela estrada tranqüila, com poucos carros e uma paisagem predominantemente agrícola. Esperávamos encontrar uma pacata cidadezinha típica do interior francês mas, para nossa surpresa, Chartres é muito mais que isso. Deixamos nosso carro em um estacionamento subterrâneo, grande e muito limpo. E eu que achava que assim só existia em cidade grande. Após uma pequena caminhada por ruas estreitas e  tranqüilas, com praças de bancos coloridos, chegamos ao nosso destino.



 Chartres possui uma das maiores e mais importantes igrejas góticas da Europa . Sua catedral foi construída em 1020, mas foi destruída por um incêndio em 1194, sendo reconstruída posteriormente por camponeses e nobres.
 A visita pode ser guiada. Algo em torno de 6,5 euros e o acesso às torres custam 7 euros. Muitos turistas se aglomeravam para ver o Pórtico Real, a entrada principal, realmente um luxo.
A maior das torres (esquerda) data do início do século XVI e seu estilo é gótico, contrapondo a outra torre em estilo românico. Na parte lateral, a direita (Portal Sul), as esculturas refletem o Novo Testamento.


As estatuas alongadas no portão principal representam figuras do Antigo Testamento.


A figura de Cristo pode ser observada no Pórtico Real.


A nave Gótica possui 37 metros de altura.

Os vitrais  ocupam uma superfície de mais de dois mil e seiscentos metros quadrados e retratam toda a historia da Bíblia e  a vida no século treze. As cento e cinquenta janelas da Catedral produzem uma iluminação bem interessante no interior, reflexo dos vitrais, na maioria de cor azul. De tão importante foram retirados  durante a segunda guerra mundial e recolocados a seguir.







O labirinto no chão é característico de catedrais medievais.


Depois de visitar essa impressionante catedral, seguimos para Paris, a pouco mais de 80 quilômetros. Se tiver tempo, não deixe de visitar essa pequena cidade. Desejando ir de  trem, o ticket custa 27,20 euros ida e volta e sai da Gare Montparnasse em Paris. Vale à pena.

Comente com o Facebook: