PARIS(1):DO ARCO DO TRIUNFO A PONTE ALEXANDER III



CONHECENDO PARIS - PARTE 1


                          


A cidade mais  visitada do mundo precisa ser descorberta aos poucos. Não  tenha pressa pois é quase certo que você irá voltar aqui uma outra vez ou várias vezes. Quando se chega a primeira vez em Paris normalmente é por excursão, logo, algumas preocupações tipo transfer, hospedagem,  não existirão.
Mas, se  chegar sem excursão, algumas orientações são importantes: o  aeroporto Charles de Gaulle, maior,  fica a 30 quilômetros da cidade. O transporte até o centro pode ser feito pela linha B do RER (trem) e parte do terminal 2. Os ônibus regulares partem para várias partes da cidade e, de táxi, custa em torno de quarenta euros.
O aeroporto de Orly, ao sul, serve para vôos domésticos ou internacionais curtos. Por ser mais perto, o táxi leva apenas 30 minutos ate o centro.


Rio Sena
 O Rio Sena divide a cidade em duas áreas : a Rive Droite (margem direita) e a Rive Gauche (margem esquerda). Os principais pontos turísticos se localizam ao longo deste famoso rio e as pontes que ligam esses pontos são também de interesse turístico. Para hospedagem, preferimos os hotéis que ficam mais próximos da Champs-Elysées. Gostamos muito do hotel Best Western (www.hotelstarchampselysees.com) . Pequeno, aconchegante, com um bom café da manhã e, o melhor, bem próximo do Arco do Triunfo. A caminhada pode começar deste ponto.

O Arco do Triunfo, localizado na praça Charles de Gaulle, foi uma homenagem de Napoleão aos seus soldados na batalha de Austerlitz em 1805. Possui 50 metros de altura e mostra as batalhas vitoriosas, esculturas, desenhos em alto relevo e uma plataforma com uma vista imperdível. Existe um museu no seu interior em homenagem ao soldado desconhecido e que é aberto das dez da manhã às vinte e três horas. É um local com trânsito complicado. Para chegarmos ao hotel de carro, quase sempre passávamos por aqui e era um sufoco. A explicação é que, do Arco, partem doze avenidas em todos os sentidos, em formato de estrela(étoile). Imaginem como funciona sem nenhum controle. É complicado, mas se torna engraçado depois. Do mêtro Charles  de Gaulle-Étoile, próximo ao arco, podemos ir a Disneyland (www.disneylandparis.com), RER Marne-la-Vallée-Cheessy. Fomos e gostamos. Um bom passeio, para todas as idades.

Arco do triunfo

De todas as avenidas, sem dúvida, a mais atraente é a Champs-Elysées.  Esta avenida de quase dois quilômetros de exensão, cercadas de árvores de castanheiros-da-índia, é impressionante. Aqui  encontra-se de tudo: fontes, mega-shops, cafés, lindos jardins, cinemas, enfim, é o local onde todos os turistas e os locais se encontram. A avenida  é bem servida de metrôs (George V,Charles de Gaulle -Etoile, Franklin Roosevelt, Champs Elysee-Clemenceau, Concorde) e  estacionamentos subterrâneos. Embora com precos mais caros, essa avenida atrai muitos turistas para compras, devido ao grande número de lojas conhecidas, porém, é na Avenida Montaigne que encontramos o "the best" das lojas.

                           

                           


Champs Elysée
                          

Parada obrigatória (acima) em plena Champs, para quem gosta de se deliciar com os famosos doces franceses, especialmente os macarrons. Fomos e aprovamos.(www.laduree.fr).

                          

Na Champs, no número 116, encontra-se um dos cabarés mais famosos de Paris, o LIDO (www.lido.fr) . Inaugurado em 1946, seus espetáculos com dançarinas e mágicos são muito freqüentados.

Descendo a Champs Elysée e indo  em direção a Avenida Winston Churchill um pouco a direita, chega-se ao Grand Palais (www.grandpalais.fr), um pavilhão de exposição, construido entre1897 e 1900, com  fachada em estilo clássico e um belo domo de vidro.  Excelente lugar para visitação.

Grand Palais e a Quadriga
No lado oposto encontra-se o Petit Palais Museum, onde são guardadas as coleções de arte de Paris, desde objetos à pinturas. Na entrada, observa-se uma coluna jónica de cento e cinqüenta metros de comprimento e uma grande porta em forma de cúpula. Muito bonito.

Petit Palais

 Seguindo, estaremos na famosa e linda Ponte Alexander lll. O nome foi uma homenagem ao czar russo e, sem dúvida, é a mais bela ponte de Paris. Possui cavalos dourados em seus extremos e um arco único de seis metros de altura, uma obra de engenharia. A vista para o rio Sena e a torre Eiffel ao longe é imperdível. Da ponte se tem também uma boa visão dos amplos e verdes jardins dos Invalides.

                           

Ponte Alexandre III


Da ponte Alexandre seguimos para os Invalides,mas isso vai ficar para outro post.













































































Comente com o Facebook: