VISITANDO MONT SAINT MICHEL NA FRANÇA







ROTEIRO DOS CASTELOS: LE MONT SAINT MICHEL - A primeira vez que vi uma foto do Mont Saint Michel a reação foi de deslumbramento e curiosidade. Foi em uma agência de turismo há muito tempo. O bom viajante não deixa nada para trás, só aguarda a oportunidade e esta chegou em uma de nossas folgas do trabalho. Montamos nosso roteiro "Castelos na Europa" e fomos colocar em prática.
Chegamos em Paris pelo aeroporto de Orly, vindo da bela cidade do Porto, em uma manhã de céu claro e fria. Particularmente, adoro o frio.Viajamos pela TAP , um vôo tranqüilo e com tempo para revisar os detalhes da viagem. Reservamos o carro pela internet  na Europcar . Malas acomodadas, GPS montado, pegamos a estrada.
Mont Saint Michel fica distante 360 km a oeste de Paris. Ficamos na dúvida onde passaríamos a noite, se no Mont ou em Saint Malo. Fizemos a feliz opção pelo segundo.
Existem outras opções para se chegar ao Mont Saint Michel. Pode-se usar o trem - Paris até Rennes, pelo TGV, gastando duas horas de viagem, saindo da estação Montparnasse em Paris . Chegando em Rennes, pega-se um ônibus ou mesmo um táxi para Mont Saint Michel. Se optar pelo ônibus há possibilidades de ida e volta no mesmo dia ou passar dois dias voltando pelo Vale do Loire.
Nossa opção foi pelo carro mesmo, até porque adoramos uma estrada com liberdade para paradinhas providenciais, fotos, novas descobertas em lugares inusitados. Isso, só o carro oferece.
Deixamos a linda cidade murada de Saint Malo (ver post anterior) pela manhã e seguimos para o Mont Saint Michel. Distante 56 km pela N176, gastamos um tempo até longo demais para chegar, mas plenamente justificado pelas paradas para admirar as lindas paissagens rurais da França. Entramos por estradas vicinais, esquecendo um pouco o GPS, sendo guiado apenas pelas plaquinhas na estrada ou pela visão ao longe das torres do Monte.





O relevo plano, as casinhas de pedra pequenas, a vegetação e a neblina ao longe, contrastavam com o imenso castelo que se desenhava no horizonte. Finalmente, chegamos a esse monumento da UNESCO, desde 1979.
O Mont Saint Michel é uma ilha rochosa, criada em homenagem ao arcanjo São Miguel e está localizado na foz do rio Couesnon na província de Mancha, Normandia.
É inevitavel não parar para uma foto na estrada de acesso ao Monte. A vista da Abadia no topo da fortaleza é impressionante.


As marés mais violentas da Europa estão nesta região. A tábua das marés deve ser vista e estudada todos os dias, pois a rapidez com que as marés aumentam aqui são bastante conhecidas e disso vai depender o sucesso da visita.




Entramos nesta cidade medieval cujas muralhas datam do século doze e quinze e ficamos fascinados com os detalhes do período medieval. A famosa ponte elevadiça na entrada da cidade (abaixo) foi nosso cartão de entrada. Encontramos casinhas pequenas, museus, lojas de souvenirs aos montes, escolas, hotéis e restaurantes.
Os hotéis podem ser reservados no site do Mont Saint Michel ou pelo booking.




O restaurante mais famoso é o de Madame Pouland, que se instalou aqui em 1888. Omelete recheado com creme a base de claras é o prato da casa, cujo preparo é possível presenciar através de acesso à cozinha do mesmo ao público. O prato típico da região é o Cordeiro de prado salgado, além é claro, das panquecas e crepes. Por está situado entre a Bretanha e a Normandia, os crepes mudam dependendo da região: Os crepes de farinha branca e recheio doce são Normandos e os de trigo com recheio salgados são Bretãs e são chamados "gallettes".Vale provar. As opções de restaurantes são várias.
Passando a ponte levadiça e seguindo a estreita rua de pedra, seguimos em direção a Merveille ou seja, a Abadia e as Residências dos Monges.



A Abadia funcionou tanto como mosteiro beneditino como prisão. O claustro (acima) com suas colunas em fileira e um jardim central é um exemplo da arquitetura anglo-normanda do seculo treze. Dividida em três níveis, os monges ocupavam o nível mais alto, formado pelo claustro, igreja e refeitorio.
A vista no topo mais alto é espetacular, o continente, o mar e a própria sombra do monte, sem dúvida, imperdível.



 

Saímos fascinados pela beleza do lugar. Realmente foi tudo o que pensamos. Como sugeståo, o melhor é ficar hospedado em Saint Malo e fazer este passeio depois. Seguimos para o Vale do Loire, felizes por mais esse destino fantástico.






























Comente com o Facebook: