PARIS (2): DA PONTE ALEXANDER AO MUSEU DO LOUVRE

CONHECENDO PARIS - PARTE 2





Seguindo a linda ponte Alexandre, chegaremos a Avenida Tourville e a um dos maiores monumentos de Paris, o Palácio dos Invalides ou Museu des Invalides (www.invalides.org) . Construido entre 1671 e 1676 a mando do rei Luis XIV, esse importante ponto turístico abriga o Museu do exército,a Galeria Real e o Museu da Ordem.



Domo principal da Igreja de Sain Louis des invalides


Construido inicialmente para receber os feridos de guerra, neste museu foi construido o mausoleu de Napoleão Bonaparte (foto acima). Uma homenagem do povo francês ao seu General. É aberto diariamente das 10 às 17 horas ao preço de 8,50 euros . Se desejar usar o metrô, a estação é Invalides ou linhas 13 e 8, além da RER C. Mas o bom mesmo é caminhar, porque tudo aqui é muito bonito.


Retornando à Champs Elysée e andando mais para a direita, chegaremos à Praça da Concórdia. Essa bonita praça foi, durante a Revolução Francesa, local onde havia a temida guilhotina e onde foram decapitados Maria Antonieta e o Rei Luis XVI.  Hoje é mais conhecida como a praça do Obelisco de Luxor, que está nesta praça desde 1836, presente do vice-rei do Egito Mehmet Ali. Essa obra em granito rosa possui 22 metros de altura e pesa 230 toneladas . Além de varios hierógrifos,  possui em sua extremidade, uma ponta dourada em forma de pirâmide. É passagem obrigatória de todo turista. As fontes também são belas e representam a navegação fluvial (norte) e a navegação marítima (sul).
Caminhando em direção ao Louvre, passaremos pelos Jardins das Tulherias (Jardin des Tuilereis). Esse espaço de muito verde, flores, fontes e de muitas estátuas ornamentais é ideal para uma boa parada, sentar nas inúmeras cadeiras ao redor das fontes e admirar Paris. De um lado a Praça da Concórdia, do outro o Carroussel e o Louvre. O Musée de I´Orangerie e o Jeu de Paume ficam dentro do parque.



Dos lindos jardins acima, chegamos ao monumento em homenagem ao exército de Napoleão, o Arco do Triunfo do Carrossel. Construido em 1809, possui uma quadriga, coroando o arco e é uma cópia dos cavalos de bronze de Constantino I, porque a original foi devolvida para a cidade de Veneza de onde foi retirada por Napoleão como trofeu de guerra.


Bem em frente ao Arco do Carroussel encontra-se o Museu do Louvre, local onde todos se encontram. Falaremos em outro post.





























Comente com o Facebook: