UM PASSEIO PELO GORGES DU VERDON, FRANÇA

Lago de Ste-Croix

Pesquisando sobre canyons e, após ter visitado o Grand Canyon (EUA) e o da África do Sul, fui surpreendido quando descobri que ao sul da França existe esta obra fantástica da natureza, o Gorges du Verdon. Programamos para conhecer o sul da França em março de 2012. Iniciamos nossa viagem em Marselha, no Mediterrâneo, subimos pela Provence, Luberon e chegamos na região da Haute Provence, onde está o vilarejo medieval de Moustier Saint Marie, local que ficamos. Nos hospedamos no Hotel Les Restanques de Moustiers  com diárias à partir de 75 euros. A distância para o Canyon é de apenas 5 km. Além de um farto material, como mapas, álbuns, algumas excursões são montadas para o Gorges du Verdon com o pessoal do próprio hotel.
             
       
Saímos logo após o café da manhã e, confesso, que depois de ver tantas fotos dos penhascos, um friozinho na barriga foi inevitável. O percuso pelo Verdon pode ser realizado de duas formas: pela estrada D952, à esquerda ou pela direita na D71, D90 e D995. Optamos pela D952, porque as paisagens são mais bonitas. A estrada é belíssima e perigosa, na mesma proporção! A nossa direita,  um pequeno muro de pouco mais de 50 centímetros e, depois, o desfiladeiro. Ultrapassagens são difíceis e este é o lugar que não permite erros. Encontramos muitas motos vindo provavelmente do litoral. Um espetáculo. Vez por outra parávamos em algum ponto da estrada com acostamento para tirar algumas fotos. A estrada serpenteava as altas montanhas e o carro passava por baixo das grandes pedras. Uma obra da engenharia (foto abaixo).



 


O rio Verdon nasce nos Alpes e percorre um total de 150 km, até desaguar no rio Durance. Mas é nos 25 km entre Castellane e Moustier de Saint Marie, que o espetáculo das águas é mais marcante. Correndo por entre profundos desfiladeiros, com uma cor azul que impressiona, este canyon é considerado o mais belo da Europa.

Canion do Gorges du Verdon
             

 
Pont du Galetas

                                                   

Animal das montanhas
            
                   


Mais próximo de Castellane, com as águas tranqüilas, transparentes e geladas, paramos para contemplar mais de perto esta paisagem belíssima. Algumas famílias se reuniam para pescar ou fazer acampamentos ao longo deste trecho calmo do rio.
                                           

É um passeio diferente e imperdível para quem vai a Provence ou a Cote D'Azur. Hospedem-se em Moustier de Saint Marie. Certamente, irão tirar bom proveito disso!

Leia Mais:
http://po.citydiscovery.com/ID3367_Passeio_pelas_Gorges_du_Verdon_maior_canion_da_Europa_e_a_aldeia_de_Moustiers-Sainte-Marie_-_Passeio_Privativo
 http://viagem.br.msn.com/explore-a-verdadeira-provence?page=8

http://www.moustiers.eu/

Comente com o Facebook: