UM PASSEIO PELA PROVENCE,FRANÇA.



EM BUSCA DOS CAMPOS DE LAVANDA 
Saímos da aldeia de Bonnieux, no sul da França, em direção a Moustier de Saint Marie na Haute Provence.
De tanto ler matérias sobre os campos de lavanda nas revistas especializadas (nós adoramos a "Viagem e Turismo") e nos vários blogs a respeito do assunto, achamos que esta seria uma boa oportunidade, porém existiria um problema básico. Estávamos em março.
As lavandas (ou alfazemas) são originárias do Mediterrâneo e se adaptaram muito bem à  região da Provence, especialmente próximo à Valensole, entre as regiões de Manosque e Puimoisson. O cultivo da Lavanda surgiu no século XIX e relaciona-se diretamente com a produção de perfumes na região de Grasse, na Côte D'Azur. O tipo mais comun de Lavanda é a híbrida (lavandula hybrida), resultado da fusão da original (Lavandula angustifolia) com a selvagem.




Descemos as colinas do Luberon por estradas estreitas, de muito verde e com várias aldeias em todo o trajeto. Aos poucos a vegetação vai mudando e as cores se tornam mais acentuadas. A presença das casinhas de pedras (buries) ficam mais freqüentes.
Valensole, uma das regiões da Lavanda, fica a 73 km de Bonnieux, pela D36.



Voltando ao mês de março, esta não é a melhor época para conhecer os campos de lavanda. Este arbusto cresce mais entre junho e agosto, sendo o mês de julho, a colheita.
Chegamos a uma pequena casa de venda de lavanda. Encontrava-se fechada, porém, os donos moram na parte de trás da casa. Uma senhora muito simpática e solícita nos atendeu e explicou bem calmamente os produtos da lavanda, desde perfume à sabonetes. Foi uma parada providencial, pois pudemos admirar a extensa plantação de Lavanda na lateral de sua casa. Na região de Valensole a lavanda mais plantada é a lavandin( híbrida), pois é maior e mais resistente ao calor e à seca.






Os longos e belos campos de Lavanda não estavam com aquela cor lilás maravilhosa, mas continuava com um encantamento único, típico da região.
Seguimos para Moustier Sainte Marie, 30 km adiante. Quem desejar conhecer esta região, faça a opção de viajar no mês de julho, onde as cores fortes da Provence ficarão para sempre em sua memória.


Leia mais em : http://www.conexaoparis.com.br/2012/06/07/os-circuitos-dos-campos-de-lavanda-da-provence/
http://viajeaqui.abril.com.br/blog/viajar-bem-barato/top-5-provence-onde-estao-os-campos-de-lavandas-mais-bonitos
/http://www.naprovence.com/2010/07/quando-o-roxo-da-o-tom-os-campos-de-lavanda-em-valensole-uma-visita-inesquecivel/



Comente com o Facebook: