A FONTANA DI TREVI

UM PASSEIO PELAS RUAS DE ROMA: A FONTANA DI TREVI 
 Quem gosta de história e monumentos antigos, o lugar é Roma. Cidade maravilhosa, com culinária excepcional e principalmente lugares imperdíveis, como a Fontana di Trevi. A primeira vez que fui a Roma foi em novembro de 2006. Tempo frio, chuva fina e uma grande vontade de andar pelas ruas estreitas de Roma, aliás, a melhor forma de conhecer a cidade é andando mesmo. Saímos de nosso hotel, o Diplomat, na Via Vittoria Colonna , 28 (www.hoteldiplomatic.it), para conhecer a principal obra barroca da cidadeRoma é bem sinalizada, mas um mapa ajuda bastante. Todos os caminhos levam à praça Espanha, um local amplo, bonito, com lojas de grife, flores, praças, cafés e a tentação de se acomodar ali mesmo. Mas fomos seguindo as placas  e, depois de entrar e sair por várias ruas estreitas e quando o movimento de turistas aumentou, tínhamos certeza de  ter chegado ao nosso destino.O deslumbramento foi geral. 




Criada por Nicola Salvi em 1762, a Fontana di Trevi é a maior e mais famosa fonte de Roma e marca o final do aqueduto Aqua Virgo, pois na antiguidade era comum fazer uma fonte no final do aqueduto. O nome Trevi significa "três vias", pois a fonte foi criada no encontro de três ruas que levam a praça. A figura central é de  Netuno, com dois tritões. Possui 26 metros de altura por 22 metros de largura e as esculturas são feitas de mármore travertino. A quantidade de turistas para tirar a melhor foto é muito grande, logo, é preciso ter muita paciência. Se quiser passar o tempo, há sorveterias e bons restaurantes bem próximo à fonte.
Inspiração de vários filmes entre eles La Dolce Vita, de Fellini ou A Fontana di Trevi , sem dúvida é um local onde o romantismo está sempre presente. Há algumas lendas sobre isso, como a do namorado apaixonado. Essa reza que se o namorado beber a água da fonte e depois quebrar o copo, ele jamais esquecerá a mulher amada. A lenda do casal apaixonado diz que se o casal beber a água juntos na pequena fonte localizada no lado direito (Fontanina degli Innamorati), eles serão fiéis por toda a vida.


A curiosidade mais comum é que se você jogar uma moeda de costas para a fonte, é certo que você voltará à Roma um dia. Minha mãe jogou a moeda e está fazendo as malas para voltar à  cidade  depois de sete anos. Estamos fazendo as malas para ir à Roma na outra semana, coincidentemente.
Na primeira vez, joguei uma moedinha. No outro ano nasceu Gabriela. Voltei no ano seguinte e, outra moedinha,  nasceu Alexandre. Curiosidades e lendas à parte, para mim basta de moedinhas. Mas o passeio, vamos repetir! Stiamo arrivando Italia!

Comente com o Facebook: