DOIS DIAS EM BRASÍLIA. O QUE FAZER.



                                         


BRASÍLIA, NOSSO ROTEIRO EM DOIS DIAS
Há vinte anos não voltava à Capital Federal e, posso falar, apesar do crescimento desordenado, a cidade está ainda mais bonita. Voamos TAM (www.tam.com.br), partindo de Maceió e chegando ao aeroporto JK em pouco mais de duas horas. Alugamos nosso carro pela Hertz (www.hertz.com), carro para quatro pessoas, com três diárias, pagamos o valor de 600 reais pelo aluguel.
Gastamos 90 reais em combustível, percorrendo um total de 250 quilômetros. Há outras opções:
Táxi - Até o setor hoteleiro, gasta-se aproximadamente 40 reais.
Ônibus Executivo (www.setur.df.gov.br) - Faz todo o percurso pelo eixo L Sul, chegando ao Congresso Nacional, contornando o Estádio Nacional e retornando ao aeroporto (ver abaixo). Os horários variam de segunda à sexta das 6:30 às 0h. Sábados e domingos das 6:30 às 23h. Custo de apenas oito reais.  

                                                                                
          
 Reservamos nosso hotel pelo Booking (www.booking.com), o Royal Tulip, um excelente hotel localizado no setor de hoteis norte (5561) 34247000. Reserve pela internet pois a diferença no balcão é muito grande.
PRIMEIRO DIA: Pela manhã fomos passear no Pontão, um centro de Lazer criado nos anos noventa à beira do Lago Paranoá. Além de uma grande área verde, com diversas opções. Os restaurantes, indubitavelmente, se destacam. Vale citar:
Manzuá - antigo "Bargaço". Especializado em frutos do mar e comida baiana. Premiado pela revista Veja Brasília. Contato: (61)3364-6090.
Bier Fass  (www.bierfass.com.br) - Chopp e carpaccio de bacalhau são os destaques.
Café Antiquário (www.cafeantiquario.com) - destaque para as pizzas.
Mormaii Surf Bar (www.mormaii.com.br) - destaque para comidas japonesas.
Soho Restaurante - Cardápio também em inglês e braile. Contato (061) 33643979.


                                                                  



Cervejaria Devassa - Pela feliz sugestão de nosso primo,  Jander, fomos a este restaurante. Um ambiente muito descontraido e com vista para o Paranoá. Famoso por seus chopps exclusivos e, aos sábados, é servido uma deliciosa feijoada ao preço de 42 reais por pessoa. O chopp, a vista magnífica e o papo agradável, fez o tempo passar muito rápido. Vale conhecer. Reservas : devassa.bsb.reservas@gmail.com. Fone-(061)3365-1690.
Um passeio pelo eixo monumental  e esplanada não poderia deixar de ser feito. O que visitar:
Torre de TV - Inaugurada em 1967, possui 224 metros de altura e visitar seu mirante é um dos passeios mais comuns na cidade. Possui uma feirinha de artesanato em sua base e uma linda fonte na frente.Vale um passeio a pé e sem pressa.
Memorial JK - Localizado no Eixo Monumental, este museu foi inaugurado em 12/9/1981, em homenagem ao ex-presidente Juscelino Kubitschek. Logo na entrada pode-se contemplar o belo carro utilizado pelo ex presidente. Além do corpo de Juscelino, diversos pertences como  livros, fotos  e medalhas estão expostos à visitação. Pelo ingresso paga-se dez reais.(www.memorialjk.com.br)
Museu Nacional e Biblioteca - São parte do Complexo Cultural da República. Localizados no Eixo Monumental .(www.bnb.df.gov.br)

Museu Nacional e Biblioteca
                                                                
                                                                         
Catedral - Visita imperdível em Brasília. Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida ou Catedral de Brasília. Projetada por Niemeyer, foi a primeira construção da cidade. Inaugurada por completo em 31/5/1970. Na praça de acesso, observa-se quatro esculturas em bronze, de três metros de altura, representando os evangelistas. A estrutura de sustentação é formada por dezesseis colunas curvas e a iluminação interna é muito bonita, devido aos grandes vitrais em seu teto. Visita diária.



Palácio do Itamaraty- Inaugurado em abril de 1970, é também conhecido como Palácio dos Arcos. Visita de sgunda à sexta, das 14 às 16 h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 15 h.(www.itamaraty.gov.br)
Palácio do Itamaraty

Supremo Tribunal Federal- Obra de Niemeyer. É a maior instância do Poder Judiciário em nosso Pais. ( www.stf.jus.br).


Palácio da Justiça- Desenhado por Oscar Niemeyer em 1957. Fica próximo ao eixo monumental e ao Congresso Nacional. Sede do Ministério da Justiça. Seus arcos e os espelhos d` água são destaques. Contato (61) 32183223.


Palácio da Justiça
Teatro Nacional- Localizado no setor cultural norte, foi construido em 1966 e possui três salas para eventos diversos. São elas: Martins Pena,Villa Lobo e Alberto Nepomuceno.
Congresso Nacional- Local do Poder Legislativo. Possui duas casas: o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. Visitação todos os dias, incluindo sábados e domingos, das 9:30 às 17h.(www.camara.leg.br) , (www.senado.leg.br).

Congresso Nacional

Palácio do Planalto - Localizado na Praça dos Três Poderes, é o local onde esta localizado o Gabinete Presidencial. Visita aos domingos das 9:30 às 14:30(www.brasil.gov.br).


Palacio do Planalto
Palácio da Alvorada-  Primeiro edifício inaugurado em Brasília, no dia 30 de junho de 1958. É Residência oficial do Presidente da República. Obra de Oscar Niemayer. Fica bem próximo ao  hotel que nos instalamos. A forma dos pilares externos inspiraram o Brasão do Distrito Federal.
Essa visita pode ser realizada pela Brasília City Tour (61)8402-0600/0339-1114. Este simpático ônibus possui audio em três idiomas: português, espanhol e inglês. Poltronas em cima e em baixo e local para cadeirantes. Custo vinte e cinco reais por pessoa e dura duas horas.

                                        

Restaurante - Conhecemos, após reserva, o Restaurante L`Entrecôte de Paris. Restaurante recém inaugurado na cidade, cujo único prato do cardápio é o entrecôte. Uma proposta inovadora, que merece ser provada. Reserva-brasilia@lentrecotedeparis.com.br na SQS 402. Bloco D. Loja 9.

SEGUNDO DIA - Fomos ao Shopping Iguatemi. Bonito Shopping, localizado na Asa Norte e com as principais grifes da moda.
Restaurantes:
Out back -(www.outback.com.br) - Comemos um Júnior Ribs, costela de porco grelhado com molho barbecue, acompanhado de um chopp bem gelado, óbvio. Delicioso. Não aceita reservas. Fone (061)34683655. Localizado na Ca 4,5-loja 21 Lago Norte.
Gero (www.fasano.com.br). Restaurante Italiano de alta gastronomia. Especialista em saladas, carnes e massa. Fone(061) 35775520. Muito bom.

Esse post foi escrito em agradecimento aos amigos Jander e Ana Paula, Júlio e Luciana que residem em Brasília.

Por do sol no Paranoá





Leia mais:

http://obviousmag.org/archives/2010/07/simbolismos_na_nova_capital_-_o_que_os_monumentos_de_brasilia_escondem.html

http://www.pontaodolagosul.com.br/pontao/home


http://www.feriasbrasil.com.br/df/brasilia/
































Comente com o Facebook: