ICEFIELDES PARKWAY NO CANADÅ

UMA VIAGEM PELA ICEFIELDS PARKWAY
Ou simplesmente Highway 93. Esta magnífica estrada possui 230 km (143 milhas) e liga Banff à Jasper, nas Montanhas Rochosas Canadenses. Considerada pelos especialistas como uma das estradas mais bonitas do mundo, é um passeio ideal para quem gosta de viajar de carro, sem pressa ou hora marcada. Viajamos de Montreal à Calgary pela Air Canadá (www.aircanada.com) e alugamos previamente nosso carro pela internet para retirá-lo no aeroporto de Calgary(www.herz.com). Saímos de Banff bem cedinho com um tempo claro, frio e um pouco de neve ainda da noite anterior. Chocolate quente e rumo à estrada de novo. Entre as atrações da estrada estão: CrofootGlaciar, PeytoLake, MistayaCanyon, SaskatchewanRiver Crossing, Colúmbia Icefield (Athabasca Glacier), Athabasca Falss, Sunwapta Pass e Sunwapta Falls. Pelo roteiro, muita coisa teria que ser vista.

Banff

Bem próximo à Banff, muitos carros desviavam para o acostamento para observar os animais e fotografar esse momento, que foi muito freqüente em nossa viagem. Os avisos de cuidado com animais na pista são bem claros em todo o trajeto.

Animais na pista. Cuidado redobrado.
Uma parada próxima de Banff, é o Lago Louise, considerado um dos mais belos do mundo (outro post).

Lake Louise
A estrada parecia que não tinha fim, poucos carros e muita paisagem de montanhas geladas ao longe. Os pinheiros,o céu claro e os vales   nos acompanhava.

Highway 93

Lake Moraine

  Desviamos um pouco a esquerda e seguindo por uma estrada com varias paissagens e abismos   profundos,chegamos ao Lago Moraine (outro post). Demoramos pouco e seguimos viagem.




Serpenteando a montanha, chegamos  a este belo mirante com a estrada que passamos logo abaixo.
Vista panorâmica


Distante 195 km de Banff, já no Parque Nacional de Jasper, chegamos a este espetacular lugar que é a Colúmbia Icefield. Um dos maiores campos de gelo abaixo do circulo Polar Ártico, com 325 quilômetros quadrados de área e profundidades que chegam a 365 metros, realmente é um ponto imperdível desta rota. Altas montanhas estão nesta região como o monte Colúmbia (3747m) e o Monte Athabasca(3491m). Ao lado direito direito da pista estava o famoso ônibus com suas seis rodas gigantes, que no verão leva os turistas para o meio do Glacier (50 dólares).Mas do lado esquerdo estava o que queríamos, as geleiras. Para chegar lá, não foi tão simples assim, precisava de uma caminhadinha, diríamos básica. Deixamos o carro em um estacionamento improvisado na base da Geleira e começamos a subida.O ar rarefeito e o gelo que descia da encosta era encantador, mas às vezes,  atrapalhava. Ao longo da caminhada, a marcação da altitude e informações sobre o local era bem freqüente.








O silêncio na base da geleira é impressionante. Todos param para contemplar aquele mundo de gelo de cor azul localizado no meio das montanhas, algumas linguetas de água desciam dos blocos de gelo e ficamos alí um bom tempo, tirando fotos e recompondo o fôlego.




Sentimos falta de não poder ter andado no ônibus gigante, quem sabe uma outra vez. Seguimos viagem. Esses bonitos totens abaixo tínhamos visto em revistas de viagens e não poderíamos passar sem tirar uma foto.
Totem - Highway 93




Chegamos à Jasper no final da tarde. Cidade pequena,  sem grandes atrações, mas a passagem do famoso trem Canadense nos fez parar para tirar fotos. Retornamos ao nosso hotel que havíamos reservado e que ficava a poucos minutos da cidade.


Esta estrada é imperdível,   realmente.Pensou em Canadá, alugue um carro e aproveite.

Um resumo de nossa viagem (abaixo). Bannf,Lake Louise,Lake Moraine,Columbia Icefield e Jasper.Com as entradas para os lagos,esse roteiro chega aproximadamente a 300 quilômetros.


Google Maps
                                                            


Leia mais:
  http://explorejasper.com/sights/columbiaicefield.htm

 http://www.fodors.com/community/canada/what-to-see-in-icefield-parkway-.cfm

 http://www.canadianrockies.net/banff/icepwy.html

 http://www.explorerockies.com/columbia-icefield/



Comente com o Facebook: