SÃO PETERSBURGO : UM PASSEIO NA CATEDRAL DE SAINT ISAAC


Em nosso passeio de um dia em São Petersburgo, Rússia, fomos conhecer sua mais famosa catedral ortodóxica, de Saint Issac, na Isaakievskaya Square, 4. Inicialmente a igreja era de madeira, construída em 1710 por ordem de Pedro I e denominada San Isaac de Dalmacia, seu protetor. Depois, refeita em pedra e, no início do século XIX, depois de um concurso para sua construção, foi construída a  catedral atual. Sua obra durou de 1818 a 1858 e  é a quarta mais alta catedral do mundo (101,5 metros de altura). Aberta das 10 às 19 horas, diariamente, paga-se adulto 250 RUB e nas visitas existe áudio em várias línguas, ainda que falhe pela ausência do português. Fotos são permitidas. Metrô Admiralteyskaya. Desde 1931 funciona como museu.



Fachada Neoclassica



No exterior, a fachada em estilo neoclássico, é decorada com 350 imagens. Seu interior é belíssimo com muito granito, mármore, ouro, malaquita,  entre outros. As enormes portas de bronze mostram em baixo relevo, várias cenas bíblicas. Nas paredes são catorze tipos de mármore, sendo que dez colunas são em malaquitas e duas em lapiz-azul.




Interior

Eu e nosso guia

Inúmeras esculturas, pinturas e mosaicos adornam a catedral. Os mais famosos arquitetos e escultores russos participaram deste projeto.


Interior- Tela


Interior-Vitral


História da Catedral


Baixo relevo nas imensas portas

Para dourar a cúpula de 21,8 metros de diâmetro, foram empregados cerca de 100 kg de ouro. O afresco foi pintado pelo pintor russo Karl Briulov, que necessitou de dez anos para concluir a obra. Para subir à cúpula e admirar o centro histórico da cidade, são 262 degraus, apenas!

Cúpula

 Mesmo sob um curto espaço de tempo, esse foi um local que demoramos na visita. Inclua em sua programação. É imperdível!
  


Comente com o Facebook: