SIENA (1) - GASTRONOMIA x AMBIENTAÇÃO



Chegamos à noite na cidade murada de Siena, na linda região da Toscana, Itália. Ansiosos por conhecer este pequeno paraíso, esquecemos a fina chuva e o frio que nos aguardava e fomos conhecer a cidade. As ruas estreitas com suas subidas cansativas era um desafio agradável. Na Toscana, conhecer os pontos turísticos, demanda um esforço considerável, todavia, sempre  recompensado no final.
Seguindo o  nosso GPS manual, passamos pela bonita Catedral (Duomo), com sua fachada em mármore e, logo a esquerda, encontramos o que queríamos. Ei-lo, o Restaurante Osteria da Divo (www.osteriadadivo@hotmail.com). A diferença para os outros excelentes restaurantes italianos é que este está situado em uma caverna Etrusca. Para completar a agradável surpresa, a comida é excepcional, talvez a melhor de toda nossa viagem. O ambiente é dividido em três pisos. Quando entramos, fomos recebidos pela hoster, por sinal muito atenciosa e sinalizou para que aguardássemos, já que não tínhamos reserva. Já no primeiro piso, encontramos alguns quadros com referência ao restaurante, uma pequena escrivaninha onde o próprio chef faz as suas anotações e a cozinha, vista através de uma grande janela de vidro, com tudo muito organizado. Como não poderia ser diferente, uma grande adega com vinhos finos estava ali para ser contemplada e, óbvio, apreciada. No chão, próximo às mesas, pode-se observar através de uma grossa proteção de vidro, um imenso fosso da época etrusca, muito diferente.

Cozinha
Primeiro piso, detalhe do teto.

Fomos conduzidos para dois pisos abaixo, em um espaço encravado no meio da rocha. Possuía uma grande mesa com aquecedor bem próximo. Estruturas de madeira ajudam a sustentar as paredes e acabam fazendo parte, de forma harmoniosa, do ambiente do restaurante.


Descida para o segundo piso.
Mesa para dois


 Neste ambiente acolhedor (abaixo), fomos atendidos pela solícita garçonete de origem albanesa, que nos explicou todos os pratos, detalhadamente e  também um pouco da história deste exótico restaurante.

Nossa mesa

 E vamos ao que interessa, a comida! Simplesmente fantástica. Os pratos são individuais, feitos para agradar a visão e o paladar.

 







Depois de um belo jantar acompanhado de algumas garrafas de Chianti, ficou o desejo de retornar algum dia. O lugar, a família reunida e a gastronomia fizeram a combinação perfeita. Experimentem!






Comente com o Facebook: