VOLTERRA,A CIDADE DE 3000 ANOS.


Volterra é uma pequena e organizada cidade na região de Val di Cecina,  na Toscana, no centro da Itália (www.comune.volterra.pi.it). Conhecer uma cidade tão antiga nos encantou desde o início, então colocamos em nosso roteiro e não houve arrependimento, muito pelo contrário. Chegamos com uma forte neblina que deixava as pequenas e estreitas ruas ainda mais belas.
Como chegar : Em nosso roteiro de carro pela Itália, saímos de Siena (52 km), passando por San Gimignano (30 km).Outra opção é sair de Florença (175 km) e fazer um roteiro de ida e volta.
Não entra carro na cidade, apenas os credenciados. Existe um estacionamento (pago) logo no início da cidade.

O que visitar:





Loja de Alabastro - Cidade famosa pelas grandes obras em alabastro, um mineral comum na região e que pode ser de calcite ou de gesso. Lembra muito o mármore. Existem vasos, pratos, xícaras,vários modelos e para todos os gostos.



Pinacoteca e Museu Cívico - Na Via dei Sart, 1. Apresenta obras de artistas florentinos. Destaques para Cristo Majestoso(1492), Anunciação, Deposição(1521), de Rosso Fiorentino. A Madona e o menino de Luca Signorelli.
Museo Guarnacci - Na Via Don Giovanni Minzoni 15 (www.comune.volterra.pi.it). Conta a história Etrusca através de seus artefatos. Custo de dez euros.
Palazzo dei Priori - Na principal praça de Volterra é a sede medieval do governo. Do século 13, serviu de inspiração para o Palazzo Vecchio em Florença.




Duomo - Em estilo Românico, está localizado na Piazza San Giovanni.
Festa de Volterra ad 1398 - Realizada em agosto . A população é vestida como nos tempos antigos, inclusive com uso de moedas da época. Paga-se para participar. Crianças menores que 10 anos não pagam. Adulto, um euro, que equivale a um grosso ou uma moeda de cobre. Uma festa muito concorrida. Pena que estivemos em outra época. Fica a dica.
Anfiteatro Romano - Pode ser visto de cima, em um belo ângulo, após uma pequena caminhada partindo do centro. O anfiteatro foi descoberto em meados de 1950. O ingresso para a Acrópole e Teatro Romano custam 3,5 euros inteira e 2,50 para esudantes.(www.teatroromanovolterra.it) .


Acrópole Etrusca - Ao entrar na cidade, siga pelo lado direito e, após uma pequena caminhada, a vista de um belo jardim e restos da Acrópole Etrusca estarão prontos para suas fotos .




Onde comer: Chegamos no começo da tarde e, entre várias opções, optamos pelo restaurante Don Beta (www.donbeta.it)Via Matteotti,39.  Um bom restaurante com os melhores pratos da Toscana, vale conhecer. Não saia de Volterra sem provar seus famosos docinhos e sorvetes.




Não esqueça - Leve uma lembrancinha de alabastro, é típico e é uma grande recordação desta  cidade medieval . Trouxe um ímã para minha coleção.












Seguimos para Pisa seguindo nossa programação prévia (ver post "de Roma a Milão de carro"). Inclua Volterra em sua viagem pela Toscana e, preferencialmente,  opte por fazer a viagem de carro.



Leia também:

Comente com o Facebook: