NÓS,DUBAI E O RAMADAN


O Ramadan é o mês sagrado dos muçulmanos. Neste ano de 2013, foi do dia nove de julho e terá seu término em sete de agosto, um mês inteiro. Nesta época estávamos em Dubai,em pleno verão. Desde o nascer do sol, por volta das quatro horas da manhã, até o pôr do sol, por volta das sete e meia da noite, o jejum é absoluto, tanto para líquidos quanto para sólidos. Havíamos lido sobre este importante período para os muçulmanos, mas não tínhamos vivido essa experiência ainda, seria a primeira vez.
 Saímos a tarde para passear de carro. Fomos à praia. Não havia ninguém, nem na rua, muito menos na praia. Todos os restaurantes, lojas externas e lanchonetes estavam fechados, eu disse todos. Fomos ao Dubai Mall, o maior e melhor Shopping de Dubai. As lojas estavam abertas, todavia com movimento quase nulo. A praça da alimentação, imensa, estava praticamente fechada. Os poucos restaurantes que vendiam durante o dia, era para opção delivery ou abriam apenas à noite, quando acabava o jejum. Presenciamos, em duas oportunidades, dois casais desavisados que estavam lanchando e foram convidados a se retirar pelo segurança local, sendo que, um deles, acompanhava uma criança.
Assim sendo, compramos nosso lanche (em torno de quatro horas da tarde) e fomos comer, escondidos dentro do carro, no estacionamento e com certo receio de que pudéssemos ser igualmente abordados. Ao passear, não observamos ninguém tomando água ou muito menos comendo algo. Mesmo que eu tivesse vontade de fazê-lo, ficaria inibido com toda a certeza. Na verdade os locais trocam o dia pela noite, pois a cidade funciona bem nas madrugadas, inclusive com shopping aberto servindo comida e bebida à vontade, sem álcool, claro. Os horários de funcionamento sofrem alterações para que os trabalhadores suportem bem o período de jejum.
E os turistas? Respeitando sempre as tradições locais, temos que nos adaptar aos horários. Tudo vai depender do perfil de cada um. Um café da manhã é imprescindível. Hotéis com restaurante são possibilidades a considerar, uma vez que se tornam a única opção e, a maioria, abre para os hóspedes . Hotéis sem café da manhã, sugiro nem pensar nesta possibilidade. Se tiver piscina, ainda melhor. Consideramos um perfeito passa-tempo e refresca o calor dos mais de quarenta graus apontados nesta época de verão. Se o seu perfil é aproveitar bem o hotel, hospede-se nos grandes hotéis e resorts próximos à praia, deixando para sair a noite.
E os passeios? Muitos locais seguem rigorosamente as regras do Ramadan, ou seja, sem água ou comida, mais é um pouco mais flexível com os turistas. Dança do ventre que normalmente é uma grande atração, nessa época ficamos privados.
E as crianças? Estas sofrem mais, se possível,  não levem se optarem por não ficar nos grandes resorts, com all inclusive. Se para adulto já e difícil, para criança, imaginem.
Para compras, o mês de julho oferece algumas ofertas bastante razoáveis, mas nada de excepcional. Vale a regra, mais barato que o Brasil e bem mais caro que os EUA.
Quando o sol se põe, em torno das seis e meia da noite, começa o Iftar, as comemorações. Os restaurantes lotam, as pessoas voltam às ruas e algumas iluminações de festa podem ser vistas na cidade. Alguns restaurantes oferecem verdadeiros banquetes no Iftar.
Algumas programações, bem selecionadas, podem ser encontradas na página do Guia em Dubai(guia@guiaemdubai.com) “Seis motivos para visitar Dubai no Ramadan”. Inclusive, fizemos alguns passeios com essa equipe e foi muito bom (outro post).
E vale a pena viajar neste período? Tudo vai depender do seu perfil de viajante. Para nós valeu a experiência e conhecer um pouco mais de outras culturas, apesar das restrições.

Comente com o Facebook: