PETRA BY NIGHT


Chegamos à Petra, na Jordânia, no  meio da tarde e fomos direto ao hotel Petra Moon, localizado bem próximo aos portões da cidade perdida dos Nabateus. Era verão,mês de julho de 2013.Uma das opções oferecidas para a noite foi o espetáculo “Petra by Night”, ao custo de 12 JD. Compramos. O primeiro contato com esta maravilha da humanidade não poderia ter sido tão bom. Noite estrelada com uma lua lindíssima  e pelo menos cinquenta pessoas aguardando o guia para começarmos o passeio.



 O local combinado foi o centro dos visitantes, um local amplo, com uma fonte central, bilheterias, áreas de comércio e uma arquibancada onde todos aguardavam. As oito e meia chegou nosso guia. Um senhor magro, barbudo, usando um turbante vermelho e branco e, com uma voz alta e grave, cumprimentou a todos , deu as boas vindas, prometendo que aquela noite seria inesquecível, como na verdade foi.
O passeio até a cidade perdida é bastante cansativo, em uma estrada íngreme, de chão batido ou de pedra, sendo orientado por um caminho de velas e pelas estrelas no céu.Leve agua,sapatos e roupas confortaveis. Acompanhar o guia era difícil, caminhava muito rápido. As velas, antes apenas em um dos lados, agora posicionavam-se dos dois lados da estrada. Estávamos entrando nas “siqs”, uma monumental garganta de pedras, onde o silêncio era absoluto e apenas  escutavámos o barulho das passadas acompanhando o caminho das velas. Após quarenta minutos de caminhada, chegamos à antiga entrada da cidade de Petra. Uma inevitável emoção tomou conta de todos, e apenas escutávamos a voz da admiração e do deslumbramento. A cena, por mais que se descreva, ainda seria pouco para retratar o momento. Umas centenas de velas aos pés do tesouro rosa de Petra.






 O céu claro, estrelado, parecia querer iluminar ainda mais o local, só que  não seria possível, devido às grandes montanhas ao redor do monumento. As pessoas sentadas em um tapete, enfileiradas lado a lado, apenas escutando o som da flauta dos antigos moradores do santuário. Servidos com um chá verde, ouvíamos atentamente toda a história da cidade. As velas apenas mostravam um pouco da silhueta do imponente monumento. Sem dúvida, imperdível. Voltamos cansados, mas felizes. Acho que todos gostaram.


Comente com o Facebook: