CONHECENDO PETRA.COMO CHEGAR,O QUE CONHECER.


Chegamos a Amman, capital da Jordânia no verão do mês de julho de 2013. Voamos Emirates partindo de Dubai. Nossa intenção maior era conhecer Petra, a cidade perdida dos Nebateus.

História -  Petra foi construída há mais de dois mil e quinhentos anos pelos Nabateus, antiga e talentosa  tribo árabe. Antiga rota comercial para as Índias, foi durante muitos anos uma região rica e próspera. Sedas, marfins e peles eram comercializadas. Era um poderoso reino que se estendia de Damasco, Deserto do Sinai e Negev. Depois de muitas batalhas para conservar sua independência, foi anexado ao Império Romano em 106 d.C. Petra foi construída , conquistada , esquecida e depois redescoberta em 1812 pelo viajante suíço Johann Ludwig Burckhards. Desde que sua beleza foi aberta ao mundo, as visitas nunca mais pararam e hoje é considerada o maior monumento da Jordânia. É considerada uma das maravilhas do Mundo Antigo.


Como chegar - Partindo do Aeroporto Queen Alie em Amman , seguimos de carro pela auto pista do deserto, direto para Wadi Musa, há aproximadamente 200 km ao sul da capital.
Ônibus- São confortáveis, com ar condicionado. Partem da estação Abdali, em Amman. Saem às 6:30h. Regressam à Wadi Musa às 16h, chegando em Amman às 20:30h (8 JD).
Táxi - Gasta-se aproximadamente 50 JD .
Estrada para Petra - Mundo A
Onde ficar - Ficamos no hotel Petra Moon. Padrão bom, estacionamento anexo, mas a principal vantagem é a proximidade com o santuário de Petra, dois minutos a pé. Reservamos pelo booking.

Wadi Musa - É uma pequena cidade encravada nas montanhas, muito pobre, casas simples, comércio acanhado, mas que atraem muitos turistas devido a Petra. Chegando de carro as placas indicam onde fica o santuário de Petra, é fácil. Difícil é andar a pé, pois é um terreno montanhoso, cheio de ladeiras. Nosso hotel, o Petra Moon, localizava-se bem próximo à entrada do santuário.
Wadi Musa e as montanhas de Petra ao fundo.
Ingressos - O ingresso para um dia custa 50 JD, dois dias 65 JD e pode ser comprado na entrada do centro de visitantes, um local amplo com toda estrutura necessária ao turistas. O passeio pode ser guiado . Na entrada de acesso com detector de metais, seu ticket é marcado e seu acesso permitido. Daí para frente é opção a ser escolhida. Para uma caminhada, digamos, menos cansativa, aluguem um táxi. Entenda táxi como um "camelo, cavalo, jumento ou uma carruagem" que mal cabem três pessoas. Os preços variam a partir de 5 JD , dependendo da capacidade de negociar; pois eles são insistentes, vão tentando convencer e ganhar pelo cansaço. Seguimos a pé mesmo. Chegando a cidade a tarde, compre o ingresso para o "Petra by Night", uma noite legal, diferente.(12JD). 
Caminho para o Santuário e a opção "táxi"
 Não esquecer - Com um sol de deserto não se deve brincar . Água, protetor solar, um bom tênis e roupas leves são condições obrigatórias no passeio. A caminhada até o santuário é árdua, íngreme e dura cerca de quarenta minutos, a volta é com elevação e, obviamente, ainda mais cansativa. E o sol apenas aumenta o grau de dificuldade.

O Santuário de Petra - É muito grande. Para conhecer tudo gasta-se pelo menos dois dias. Muita caminhada, muito sol. Após o centro de visitantes e a portaria, prepare-se para caminhar. Estrada de terra, entre montanhas. As primeiras atrações logo surgem: A tumba do Obelisco e a Triclinium de Bab as Siq.

Folheto distribuído em varias línguas. Mapa do S. Arqueológico

A tumba do Obelisco
As Siq - Após passar por uma pequena base para controle dos ingressos, entraremos nas siqs que, na verdade, são corredores estreitos no meio das imensas rochas, intercalados por pequenas áreas com alguns banquinhos, para um curto repouso. As rochas possuem cores  variadas entre o  marron , o laranja e o  rosa e algumas possuem formas bizarras, como um elefante. Um espetáculo! A altura e o curto espaço são de impressionar. Em alguns trechos, apenas passam os "táxis".

Entrando na Siq

                                              



                               


O Tesouro (Al-Khazneh) - Sem dúvida, o monumento mais bonito de Petra. O primeiro contato com o tesouro é marcante. Passando pelas siqs, que já são belas, através de uma pequena "fenda", avistamos a silhueta rosa deste incrível monumento. O espaço é amplo em frente ao tesouro. Camelos, turistas, guias e uma pequena lojinha de souvenirs estão presentes.O estilo arquitetônico tem influência helênica combinado com a genialidade dos Nebateus. A fachada é linda. Possui 30 metros de largura por 43 metros de altura. Foi construída no século I a.C como uma importante tumba de um rei nebateo. No momento, encontra-se com o interior fechado para as visitas. As escavações no terreno em frente, mostram novas relíquias arqueológicas.

O Tesouro





Detalhes do Tesouro


Com disposição e tempo, não deixem de conhecer as outras atrações do sítio arqueológico, como o  altar do sacrifício, as tumbas reais, o teatro. São várias as atrações.

O que achamos  - Petra by Night, na primeira noite, valeu a pena (outro post). Prefira um hotel próximo ao sítio arqueológico pois torna prático o trajeto. Como a Jordânia não é só Petra, vale alugar um carro e, partindo deste princípio, conhecer outras regiões não tão famosas, mas igualmente belas. Dois dias inteiros para nós foi suficiente. Marcamos em nossos roteiros mais um lugar fantástico.



















Comente com o Facebook: