UM PASSEIO À PENÍNSULA DE MUSANDAM,OMÃ.



ONDE FICA - Na longínqüa ponta leste da Arabia, este exótico lugar chamado de Musandam, na verdade, uma península pertencente a Omã, país vizinho aos Emirados Árabes Unidos. Atrai pelas paisagens e pelo desconhecido. Seus limites são famosos, como o estreito de Ormuz e o Iran, ao Norte; o Golfo de Omã à Leste e os Emirados Árabes ao sul e oeste. Para acessar o norte da península, se faz necessário o visto para Omã (burocracia), mas para conhecer mais ao sul, no golfo de Omã, não foi necessário. E lá fui eu.
QUEM LEVA -Reservei esse passeio com o "Guia em Dubai" (www.guiaemdubai.com), ao preço de 160 dólares. Estava incluído o transporte, o barco, almoço e mergulho;  além do guia, no caso a Soraya, staff do grupo.
A VIAGEM - Logo cedo, no horário combinado, o ônibus da empresa estava na porta do hotel. Passamos nos outros hotéis e outros brasileiros se juntaram a nós. Uma grande vantagem deste pacote é que no trajeto ate Omã, acabamos conhecendo também as outra cidades que compõem os Emirados, como Sharjah. O trajeto programado é de Dubai à Dibba, em Omã. Uma distancia de 144 km. A estrada é muito bonita quando se chega próximo às montanhas. As estradas parecem mergulhar nas altas e escuras montanhas, que fazem um contraste muito bonito com o alaranjado do deserto. Chegando à fronteira com Omã, a vistoria dos guardas é rigorosa, inclusive me pediram para ver as últimas fotos em minha máquina (era só o  que me faltava!) e encontraram o que queriam: fotos do posto da fronteira e  placas na divisa. Fui obrigado a retirar as fotos e, por pouco, não ficaram com meu cartão. Isso porque eu fui na primeira fila e, do jeito que gosto de tirar fotos de tudo... Quase me dei mal. O passaporte com o visto de Dubai é imprescindível.
Seguindo viagem após duas horas, chegamos à Dibba, no Sultanato de Omã. Uma pequena cidade, sem atrações maiores. Seguimos direto ao pequeno porto. O escritório do passeio é o Al Marsa (reservations@almarsamusandam.com). Dia bonito, sol, montanhas, mar e deserto. Assinamos um termo antes de embarcarmos. Seguimos em uma curta caminhada,observando os barcos pesqueiros e as pessoas simples da região, alguns conversando e outros vendendo pequenos lanches.
O BARCO- O barco era grande, com três compartimentos, sendo o primeiro com camas e toaletes, o segundo com espaço refrigerado e área para descanso e, o terceiro piso, com uma grande área onde foi montado o almoço. A tripulação, bem solicita, era em número de quatro.



O QUE VIMOS - Fizemos um trajeto de aproximadamente uma hora, sempre próximo às praias, até chegar em uma pequena enseada onde seria feito mergulho ou passeio nas praias. Passamos por um exótico local, na verdade um hotel, onde apenas se chega de barco ou através de uma sinuosa estrada que desce as montanhas. É o típico local que se vai para esquecer o mundo.  Vimos vilarejos de casas pequenas com suas mesquitas, é claro. Na pequena enseada de mar verde, encontramos outros barcos que praticavam mergulho. A praia era isolada, de areia branca e vegetação de deserto.Quem desejasse poderia ir até a praia, mas todos ficaram próximos ao barco, praticando mergulho. O mar era bonito, mas a visibilidade não estava tão boa, nem por isso deixamos de ver vários cardumes próximo ao barco e das montanhas que se insinuavam para dentro do mar.











O ALMOÇO - O almoço foi muito bem servido, com frutos do mar, carne, saladas,frutas, água e refrigerantes. Bom papo, conversas sobre viagens não poderiam faltar ao menu, aproveitei para pescar algumas dicas das próximas viagens com as guias Paula e Gláucia (do blog glauciaemdudai). Legal!


                                 



O RETORNO -Retornamos ao porto, não sem antes fazermos uma pesca com vara. Não pegamos foi nada. Hora de voltar. O sol começava a se esconder por trás das altas montanhas de areia e pedra. A brisa suave ajudava a refrescar o calor do deserto.Estávamos um pouco cansados, boa hora para aproveitar as espreguiçadeiras na frente do barco.Paisagens inesquecíveis ficaram registradas.



O STAFF - Desde o primeiro momento a equipe composta por Gabriela (jornalista), Paula e Gláucia (guias), além da chefe do grupo, Soraya, foram sempre muito solícitas e prestativas.
Voltamos ao anoitecer. Dubai, com seus lindos e gigantescos prédios ao longe é um espetáculo que não passa despercebido. Valeu o passeio!















Comente com o Facebook: