VISITANDO A MESQUITA DE SHEIKN ZAYED EM ABU DHABI



Sem dúvida, um dos lugares mais belos que conheci. Quando estivemos em Dubai, em julho de 2013, este foi um dos passeios que fizemos. Como havíamos alugado um carro, fomos de Dubai à Abu Dhabi (capital dos EAU) fazer um passeio que incluía a própria cidade, o Parque da Ferrari e esta Mesquita fantástica. Distante 140 km de Dubai, a estrada praticamente não tem curvas e é ladeada pelo deserto.
A mesquita é a maior  dos Emirados e a mais importante atração de Abu Dhabi. Inaugurada em 2007 ao custo de dois bilhões de Dirhans, tudo aqui impressiona. Desde o momento que, ainda na Sheikh Zayed Road, avistamos os Minaretes brancos, não se consegue tirar os olhos deste monumento belíssimo. É o melhor exemplo da arquitetura Árabe.
Esta Mesquita é uma homenagem ao Sheikh Zayed Bin Sultan Al Nahyan, fundador dos Emirados Árabes, que encontra-se sepultado em uma área ao lado da Mesquita.
Possui quatro Minaretes de 107 metros de altura, mil colunas de mármore branco, banhados a ouro em algumas partes e com 82 cúpulas brancas.

Patio interno
Corredor em mármore branco com detalhes em ouro


A visitação é grátis, porém o acesso ao interior da mesquita apenas é permitida fora do horário de orações ( cinco vezes ao dia). As visitas também podem ser guiadas em árabe ou inglês e duram 45 minutos. Para ter acesso ao interior, os sapatos são deixados neste espaço específico abaixo. Os desenhos florais no chão de mármore são belíssimos.


Vitrais

O interior também é de uma beleza singular. Com capacidade para 40 mil fiéis e espaço reservado para mulheres, possui o maior tapete persa do mundo. Demorou dois anos para ser fabricado  e possui simplesmente 5.627 metros quadrados, pesando 47 toneladas.
As luminárias são um show a parte. Feitas na Alemanha, com um milhão de cristais Swarovski, são belas.

O maior tapete persa do mundo.



                      

O acesso à mesquita requer algumas exigências com as roupas (ver abaixo). Este aviso está logo no acesso à entrada principal. Não existe restrição às fotos em seu interior.



Regras para acesso
                         
                                                                                                                                                           
Parte externa da Mesquita
O contraste do azul com o ouro e o branco formam uma perfeita harmonia de cores. Indubitavelmente um grande passeio. Outra opção é chegar aqui de táxi, a partir de Dubai . Custo é em torno de 60 dólares.
De ônibus acesse . É uma opção interessante, ao custo de 108 dólares o adulto.
Indo a Dubai, não percam essa oportunidade.

Comente com o Facebook: