DE VARSÓVIA A CRACÓVIA DE TREM


No início de novembro de 2013 viajamos de Varsóvia (Warsaw) à Cracóvia (Krakow), na Polônia, de trem rápido. A distância é de 300 km e foi percorrida em pouco menos de três horas. A passagem pode ser comprada nas máquinas existentes na estação  embora em nosso caso, como havíamos feito um pacote de ida e volta que incluía a passagem, já recebemos tudo pronto. A compra do bilhete pode ser realizada em polônes,alemão,russo ou inglês.Nosso bilhete era PRP ( não compra nem reserva pela internet). Acordamos bem cedo e nos encaminhamos para a Estação Warszawa Central, que estava localizada bem perto de nosso hotel. Fomos  direto a plataforma de embarque (Peron). Recebemos nosso bilhete com horário de saída e chegada, nome da estação, assento (Miejsca) e vagão(Wagon). Custo: Ida 127 PLN, retorno 60 PLN. Agora era apenas esperar.



 Rigorosamente no horário o trem chegou. Procuramos nosso vagão (numero 8) e embarcamos na segunda classe. O trem possuía espaço para as malas maiores na frente e para as menores sobre as poltronas. O espaço das poltronas era muito bom e havia um pequeno suporte de madeira para as refeições. As poltronas eram confortáveis e reclináveis. As janelas eram grandes, bem panorâmicas.


Não demorou e o fiscal chegou para validar o bilhete. O serviço de bordo incluía uma água mineral e um biscoito muito sem graça. Foi distribuído um menu onde havia várias opções. Escolhi um café polonês no breakfast (Sniadania).


 E o que é um café polonês ou Sniadanie polskie? Consiste em três ovos com bacon, tomates e cebolas, além de um delicioso pão com manteiga. Custo: 15.5 zl. Complementei com suco de laranja e foi uma ótima escolha. Não utilizei o vagão restaurante.


 As paisagens tipicamente rurais desta região passaram rápido em minha janela e, após uma rápida soneca, chegamos a estação central de Cracóvia, exatamente às 9h e 35min. Mais pontual, impossível. Viajar de trem na Polônia é bastante recomendável. Gostei e aconselho.

Comente com o Facebook: