CONHECENDO PRINCE WILLIAM SOUND, NO ALASKA.





Se vocês apenas acham que ir ao Alaska é muito longe, tenham certeza que sim, mas que vale super a pena o esforço. Local não muito tradicional para quem visita os Estados Unidos, conhecer as paisagens geladas, seu povo, sua cultura, sem dúvida, será uma experiência apaixonante. E fomos atrás disso. Entre os passeios que optamos por fazer, este era muito especial. Conhecer as geleiras da última fronteira, denominação conhecida aqui, que é sinonimo de Alaska.
Como chegar: Voamos com nossas milhas, partindo de São Paulo, com destino a Anchorage, pela American AirlinesSão doze mil quilômetros de distância em aproximadamente dezoito horas de viagem. Anchorage, embora relativamente grande e moderna, não é a capital do Alaska, mas é ponto de referência para quem deseja fazer passeios pela região, seja indo ao norte ou ao sul, onde optamos por fazer. Alugamos um carro pela Hertz, para retirar na cidade e deixa-lo no aeroporto. Duas diárias ao preço de U$ 176 . Recomendo muito alugar um carro aqui, não para ficar na cidade, mas para conhecer os arredores. Próxima parada : Whittier. 



Google Maps- Anchorage a Whittier

Whittier - Distante 60 milhas (1:20h) pela A3, esta pequena cidade que já foi base americana na segunda grande guerra, hoje vive da pesca e do turismo para os Glaciares. São aproximadamente 300 habitantes. Até o ano 2000,  esta cidade era inacessível por via terrestre. Chegamos bem cedo, uma chuva fina e persistente nos acompanhava desde Anchorage. O que mais chama a atenção são as altas montanhas, com seus picos gelados e verdadeiras cachoeiras que desciam por entre o verde dos pinheiros. Procuramos o escritório da empresa, solicitamos as informações necessárias e ficamos aguardando o embarque. Aproveitei para caminhar um pouco e comprar alguma lembrança de viagem. Não encontrei muita coisa, além de lojas de pesca, barcos (muitos) e muitos pássaros no cais. Mas não deixei de comprar meu imã. Como havíamos chegado cedo, o melhor lugar para ficar foi dentro do carro mesmo. No estacionamento existente, eram muitas pessoas aguardando a hora do cruzeiro. Hoje, além do carro, existe a rede ferroviária com trem que sai de Anchorage o que também é uma excelente opção.






Melhor época: De maio a setembro,  apesar de chover um pouco, a temperatura é mais amena e a neve encontra-se apenas no topo das cordilheiras.
Quem leva:  Reservamos nosso passeio com a Major Marine Tours. Via internet, imprimimos o voecher e o apresentamos na chegada. O passeio, considerado um dos melhores do mundo, tem a duração de cinco horas, com opção de almoço. Prince William é um imenso canal no golfo do Alaska. Pertence ao Chugach National Forest. Além de Whisttier , Cordova e Valdez são cidades próximas ao canal.


O Passeio: Após uma longa espera, chegou nossa hora de embarque. O barco com 100 pés, era confortável, com uma parte fechada, onde se encontravam as mesas e o restaurante e a parte externa, onde a disputa para o melhor local para foto era maior, isso quando o frio e o vento deixavam. Após as boas vindas do capitão e orientações sobre o passeio, estávamos prontos para zarpar.

Várias opções de passeio com diferentes empresas

Apresentação do comandante
 



As Paisagens: Navegar pelo golfo do Alaska é um passeio fantástico. A medida que nos afastamos do cais, observamos a pequena Whittier, com seus barcos e pequenas casas se distanciando. Quanto mais nos afastamos, começavam a aparecer os glaciares no alto das montanha e os pequenos blocos de gelo flutuando nas geladas e escuras águas do golfo. Muita área verde, intocada e animais nobres como o falcão. Ao sinal do comandante, todos procuraram o lado do barco mais favorável a conseguir a melhor foto. Ele estava lá, soberano, no topo da árvore, acompanhando nossa travessia.


Os glaciares são lindos. De cor azulada, escorregam das montanhas, entre os pinheiros e chegam bem próximo das águas. São muitos glaciares, mas confesso que não contei, apenas contemplei cada um., tal como a um espetáculo. Uma pausa para o almoço. Optamos por salmão. Um bom prato, mas a atração lá fora estava melhor.

 
Já estávamos navegando a algum tempo e, descansando sobre um pequeno iceberg, estava uma lontra se espreguiçando ao sol e obviamente alvo de nossas máquinas. Mas o glacial maior e mais fantástico estava bem na frente. O barulho dos grandes blocos de gelo caindo nas águas do golfo era realmente de impressionar. O barco parou bem próximo a esta obra da natureza. Ficávamos em silencio, apenas contemplando o espetáculo da natureza. As pessoa se amontoavam para conseguir o melhor ângulo. Ficamos um bom tempo aqui.


 






 
 

 
Voltamos ao cais no final da tarde. Não vimos as baleias, o que foi uma pena. É um belo passeio.Vindo ao Alaska, imperdível.




Leia também:

http://www.blogmundoa.com/2013/01/alaska-2.html
http://www.blogmundoa.com/2012/11/alaska-1.html

Comente com o Facebook: