NOVE DIAS PELO NORDESTE DA EUROPA - NOSSO ROTEIRO




Viajamos pelo Nordeste da Europa entre outubro e novembro de 2013. Efetivamente foram nove dias visitando Varsóvia, Cracóvia, Riga, Tallin e Kiev. Nosso ponto de entrada e saída da Europa foi Frankfurt, à partir de São Paulo. Voamos pela TAM para  Europa . Todos os trajetos foram feitos de avião e um "bate volta" na Cracóvia de trem.


Primeiro dia:  Frankfurt-Varsóvia 
Como não tínhamos muito tempo, a princípio, sacrifiquei conhecer Cracóvia-Auswvitz e optamos ir direto à capital da Polônia. Ficaria para uma próxima vez, até porque, sendo ao sul, ficaria mais fácil conciliar com outras opções em futuras viagens. Mas isso ficou apenas no papel, a tentação foi maior e acabei optando por fazer uma visita ao campo de concentração nesta ocasião mesmo. A chegada em Frankfurt foi próximo às14h. A Lot Polish oferecia um  vôo direto para Varsóvia, porém com preço mais caro em relação a Air Berlin  e fiquei com receio do tempo de conexão. Outrossim, optamos pela Air Berlim, com uma conexão em Berlim.
Hotel - Novotel Warrszawa Centrum. Um bom hotel, no centro, perto de grandes atrações e de metrô e a quinze minutos de carro do aeroporto.

Segundo e terceiro dias: Varsóvia, Cracóvia e Auschwitz

A tentação de conhecer os campos de concentração em um dia foi maior. Fizemos um pacote de trem com uma empresa local. Cansativo, mas muito bom .
.

Quarto dia: Varsóvia - Riga  

Vôo rápido pela Air Baltic .  Se na reserva prévia pela internet for esquecido algum item (bagagem), você pagará quarenta euros no balcão. Check-in nas máquinas existentes próximos aos balcões. Boa empresa.
Hotel - Radisson Blu Riga  - Excelente hotel, em conforto e localização.
 

Quinto dia: Riga-Tallin

Saímos às 9:50h, chegamos às 10:45h pela Air Baltic (www.airbaltic.com), vôo direto. Do aeroporto Lennart Meri ao hotel são apenas 3.5 km. Fomos de táxi.
Hotel - Radisson Blu . A uma curta caminhada da cidade velha. Ótima escolha.

Sexto dia:  Tallin 

Passeio pelos pontos turísticos fora da cidade velha.
 

Sétimo dia: Tallin- Kiev

Saindo às 13:30h e chegada às 15:15h em Kiev, pela Air Baltic. A princípio, havia reservado o vôo com a Estonian Air, direto, por ém, foi cancelado e nos colocaram na Air Baltic, com escala em Riga. Perdemos tempo. O aeroporto de Kiev (Borispol) fica longe do centro (distante 50 minutos de carro).
Hotel-Khreschatyk City Center. Boa localização mas, confesso, não é o tipo de hotel que curtimos. Antigo, com decoração nada clean.

Oitavo dia: Kiev

A capital da Ucrânia é encantadora. Suas igrejas e museus valem uma visita . A melhor opção é um passeio a pé.


Nono dia: Kiev - Frankfurt

Voamos pela Ukraine Airlines  , vôo direto. Há uma outra opção de pernoite em Riga pela Air Baltic. Vai depender de sua programação.

Foi uma programação curta para quem tem pouco tempo, mas valeu.

Comente com o Facebook: