SANTORINI, O QUE VIMOS E ACHAMOS.





Quando Fernanda (Caiçara Turismo), me ligou chamando para conhecer a Grécia, meus pensamentos voaram rápido demais. Não pensei muito antes de providenciar tudo, afinal, conhecer um dos lugares mais lindos do mundo e de navio, seria uma grande oportunidade. Realizamos um pacote com a MSC, onde incluía Itália, Grécia e Croácia em um total de oito dias. Saímos e voltamos por Veneza. Um roteiro fantástico.
Localizado ao sul do mar Egeu e a 200 quilômetros da Grécia Continental, Santorine ou Tira, como é conhecida oficialmente, faz parte de um arquipélago vulcânico, as cíclades. De um total de 56 ilhas, 24 são habitadas e as mais visitadas são Mikonos e Santorini. O nome foi dado pelos venezianos em homenagem à Santa Irene (Irine, em grego).
A noite no navio estava agitada, afinal, ao amanhecer estaríamos chegando a Santorini e, com certeza, todos embarcariam para a ilha. Estávamos em uma cabine externa com varanda e confesso que fiquei ansioso para enxergar ao longe aquela ilha  de casinhas brancas. Não demorou e, ao longe, começamos a visualizar as ilhas com uma camada branca no cume que nada mais era, que as famosas casas brancas e igrejas com domo azul.Valeu a pena esperar.






O navio atracou no centro da cratera e fomos à ilha em um pequeno barco. O mar de um azul profundo estava agitado mas nada comparado com nossa ansiedade. A nossa pequena Gabi estava curtindo tudo.



Chegamos então ao porto e um micro-ônibus já nos aguardava. A paisagem até o estacionamento central é de uma terra árida e, as praias ao longe, de arreia marrom e de encostas altas. As principais atrações da ilha se dividem entre Fira (capital), Oia , Thira Antiga e Akrotiri. As duas primeiras são as mais visitadas e foi para lá que nós fomos. Em Fira, onde ficam os hotéis pequenos e charmosos debruçados para a cratera, são um show a parte. As piscinas faziam um contraste muito bonito com o branco das casas e o azul do mar. As ruas são estreitas e íngremes, com muitas subidas, o que dificultava para quem estava com criança, carrinho e tudo o que a acompanha. Dica super válida é optar por roupas leves e confortáveis e sapatos idem.
A Rua Agios Minas, cheia de turistas, nos leva para a atração maior de Santorini, a igreja Agios Minas do Século XVIII. Linda! Muitos são os museus que mereceriam uma visita.









 Descemos pelo teleférico um pouco cansados e embarcamos para o navio, deixando para trás a indescritível paisagem.


Santorini merece pelo menos dois dias de visita. Nosso passeio deu uma boa visão geral, mas o ideal é ir com bastante calma e com tempo para aproveitar melhor os restaurantes, hotéis e praias.O lugar é espetacular! Enjoy.




Comente com o Facebook: