VISITANDO A SAINT PATRICK´S CATHEDRAL EM DUBLIN




Essa incrível Catedral ficava a poucos metros de nosso hotel e é visita obrigatória para quem vai a Dublin. Os convertidos ao cristianismo, por volta dos anos de 450 dc, eram batizados por São Patrício em uma fonte localizada no jardim ao lado, daí o nome da Catedral. Inicialmente era feita de madeira, mas em 1.193 foi erguida em pedra. Possui 91m de comprimento e uma torre de 43m, conhecida como Minot´s Tower.
O agradável jardim lateral, com uma bonita fonte, foi um bom local para aguardarmos a abertura para visitação (9h). Os tickets custam 5.5 euros (adulto), 15 euros (dois adultos e duas crianças menores que 16 anos) e 4.5 euros (estudantes e idosos). Um folder em português esta disponível no local. Não existe visita guiada.

Mas é o  seu interior que impressiona. Construída em estilo neogótico, possui  uma variedade enorme de detalhes.O piso, com suas cores variadas e com desenhos, chamam logo a atenção. A visita tem que seguir uma seqüência que sugiro começar pelo lado esquerdo (lado ocidental da nave central), o Boyle monument (abaixo).


Visão Central

Pedra que marcava o poço onde havia a realização dos batismos.

O monumento Boyle foi construído por Richard Boyle, Conde de Cork, em 1.632, em memória a sua segunda mulher, Lady Katherine.


Várias estátuas em mármore podem ser contempladas, entre elas, a de Saint Patrick e de Dean Dawson. Seguindo pelo corredor, chega-se ao núcleo de exposição, onde várias curiosidades são expostas, como a Porta do Capítulo, que celebra a amigável aproximação do Conde de Ormond e o Conde de Kildare, em 1492, antes inimigos. Um furo na porta, foi suficiente para o aperto de mãos dos dois, selando-se a paz.








O sino Huguenote - comemorando a chegada em Dublin dos Huguenotes

No transepto norte encontramos algumas placas da Catedral. Seguindo-as, chega-se à capela de St Peter (abaixo).







Capela de St Peter

Seguindo à direita, chegamos à iluminada e bonita Capela de Nossa Senhora (Lady chapel). Criada em 1270, foi utilizada pelos Huguenotes de 1666 até 1816. Hoje, serve para missas reservadas. Seus vitrais azulados chamam atenção bela beleza e a luminosidade que oferecem ao ambiente.

Capela de Nossa Senhora
Capela de St Stephen

A área onde fica o coral é de impressionar pela riqueza de detalhes das cadeiras de madeira . As duas primeiras filas de assentos são usados pelo coral e a terceira fila é usada pelos cônegos da Catedral. Podemos observar os estandartes, escudos e espadas dos Cavaleiros de Saint Patrick, uma ordem de cavalaria fundada pelo Rei George III. Ficamos realmente impressionados pela beleza desse local.










Na nave lateral sul encontram-se placas comemorativas e distinção militar.







Vitrais


Detalhe do teto em estilo gótico



Uma pequena loja de souvenirs,  fica próximo à saída e é onde podemos comprar algumas lembrancinhas da Catedral e da própria Irlanda.Vale uma visita.

Comente com o Facebook: