DIRIGINDO NA CIDADE DO MEXICO,DF


A cidade do México, DF, entre outras coisas, é muito conhecida por ser a segunda maior metrópole mundial e por ter um trânsito caótico. Fizemos a opção de alugar um carro, pois estávamos com muitas malas e duas crianças. Reservamos com a Hertz um carro Dodge, por seis dias, automático, gasolina, já com  seguros e tanque cheio, devolvendo vazio ao preço de aproximadamente um mil reais o total.






Recebemos no Aeroporto Internacional Benito Juarez e devolvemos no mesmo local. O GPS era um Garmin, com tela grande e de fácil manuseio. O que já estava no carro era pequeno e confuso. Foi solicitado, para retirar o veículo, a nossa habilitação nacional, a internacional ( é sempre bom levar), um cartão de crédito e a reserva prévia. Pouco antes, é de bom costume trocar a moeda na casa de câmbio. Sempre há, na trajetória de uma viagem, a oportunidade ou mesmo necessidade, de se pagar algo em cash. A propósito , ao sair na área de desembarque, várias são as lojas que se pode cambiar moedas. Como é proibido circular no aeroporto empurrando carrinhos com malas, tivemos  que contratar um ajudante e essa já traduz a primeira oportunidade com a moeda local.
Após a conferência dos danos pré existentes no carro, assinamos o termo de ciência e seguimos. Não custa tirar fotos do estado em que recebemos o carro no local. Poderemos usá-las em supostos equívocos e nos livrar de gastos desnecessários.
O mapa da cidade e arredores pode ser solicitado ainda no balcão da locadora ou no concierge do próprio aeroporto .





Sem dúvida, um dos locais que transitamos em várias oportunidades foi o Paseio de La Reforma. Com uma extensão de 3,5 km, une o centro da cidade a Chapultepec. Alguns monumentos importantes estão ao longo desta avenida. Monumento à Independência, Bolsa de Valores, Monumento a Cuauhtemoc      (último imperador Asteca), El Caballito, Estátua de Colombo, isso sem falar nas lindas estátuas ao longo de seu trajeto. Um verdadeiro passeio pela história mexicana.
Dirigir aqui é semelhante a qualquer metrópole. Largas avenidas, trânsito às vezes caótico e vendedores nas ruas. Observamos alí, geralmente, respeito às leis de trânsito. O policiamento é muito presente às ruas, tanto civilmente como no trânsito. São freqüentes as abordagens para conferência de documentos. Fui parado uma vez.

Monumento à Independência

Monumento à Revolução

El Caballito - A escultura do Cavalinho

Os estacionamentos públicos são freqüentes em todas as partes. Cobram entre 18 e 24 pesos por hora, o que equivale entre 4 e 8 reais a hora. Os manobristas estão sempre a postos , principalmente nos locais de muito acesso, como restaurantes. Cuidado redobrado com a tolerância nos shoppings. Após pagamento, temos apenas quinze minutos para sair.




Os postos de combustível estão por toda parte, tanto no centro quanto periferia e estradas. Sempre existe um frentista para a introdução do combustível. Preço em torno de 12 a 13 pesos o litro da gasolina. Alugando o carro com tanque cheio e retornando vazio, o valor do combustível baixa para 10,5 pesos o litro, segundo propaganda da Hertz. Alugamos dessa forma.


                         

Na parte histórica, Zocalo, o trânsito é realmente muito difícil. As ruas são estreitas, táxis, ônibus e pedestres disputam cada pedaço de asfalto. Existem estacionamentos públicos, mas para isso tem que chegar bem cedo. Não aconselho transitar aqui de carro.
Para conhecer as pirâmides Teotihuacan, que ficam a 47 km, utilizamos o carro e foi muito bom. Conforto e liberdade para fazer os horários, fundamental em viagens com crianças.
Em nossa situação, gostamos de alugar um carro, todavia estando sozinho ou casal e dependendo de da programação a ser realizada, tem que avaliar bem o custo/benefício. Em horário de grande movimento (8 ,12 e 17 h) o trânsito piora bastante.
 Uma coisa é certa: com ou se carro, todos irão adorar o México. Aproveitem.

Comente com o Facebook: