O QUE FAZER EM SÓFIA, BULGÁRIA.


"O que vocês vão fazer na Bulgária? Vão para Paris. É melhor." Essa foi uma pergunta curiosa do policial da imigração, em Amsterdã. De certa forma, ele tinha razão, pois esse pedacinho do Leste Europeu não pontua visitação de primeira linha na Europa, todavia, é encantador. A partir de Sófia, montamos nosso roteiro por essa incrível região.

HISTÓRIA 

O Estado Búlgaro data do final do século VII. Pela proximidade, e depois de várias guerras, o império não resiste e é dominado pelos Otomanos, no  final do século XIV. O território Búlgaro sempre foi muito invadido e conquistado, desde Alexandre, o grande, até os Romanos, na antigüidade. Em 1018 foi dominado pelo Império Bizantino, deixando a Bulgária submissa à Constantinopla (Turquia), por dois séculos. Com o enfraquecimento do Império Bizantino, nasceu o Segundo Império Búlgaro . Daí aumentaram os conflitos com seus vizinhos, entre eles a Romênia, Macedônia e Trácia. Mas com o passar dos tempos e com os desgastes das guerras, o Império Otomano ocupa novamente a Bulgária. Com a ajuda dos Russos (1877-1878), o Império Otomano foi definitivamente derrotado. Foram mais de 200 mil soldados russos mortos. O domínio comunista estava consolidado, discutindo-se inclusive a inclusão da Bulgária na URSS (1979). Com a queda do Muro de Berlim (1989) e o esfacelamento da URSS, a Bulgária conseguiu sua independência. Em 2007, entra para a União Europeia. Nunca deixou de ser uma região muito conturbada.
A importância de sua longa história é retratada em sua capital, Sófia. Em toda cidade e de forma harmoniosa (ou quase), os monumentos estão presentes e próximos, para alegria dos turistas. Alguns monumentos comunistas foram retirados, como a Estátua de Lenin.

INFORMAÇÕES BÁSICAS





O Aeroporto - É pequeno e moderno. Possui dois terminais, sendo o de número dois o de vôos internacionais. A distância aproximada é de 10 km até a  cidade. 

Visto - Brasileiros não precisam de visto.  Passaporte válido e reserva de hotéis são essenciais.
.
Moeda - Lev (lv). A casa de câmbio no aeroporto não representa a primeira opção. Sugiro levar  Euro (1,8) ou Dólar (1,7), para trocar. Não é uma cidade cara, em se comparando a Europa ocidental. Há  casas de câmbio por toda cidade.




Idioma - Búlgaro, mas o inglês é bem aceito.

Quando ir - Janeiro (para esquiar) - Estações de esqui famosas, muito freqüentadas por Russos. Entre março e maio, seria a primavera, uma boa época, porém chove um pouco. De junho a setembro é ótimo para curtir as praias.  Fomos em março.

Como chegar - Não existe vôo direto desde o Brasil. Sempre se faz necessário uma conexão em uma grande cidade europeia. As grandes empresas possuem vôo para Sófia. Voamos à partir de Amsterdã, com a Bulgaria Air. Reservamos nosso vôo com a Decolar.

Vacinas - Não é necessário

Segurança - Cidade muito vigiada por câmeras, mas todo cuidado é pouco, principalmente em locais muito movimentados. Não aconselho viajar só.

Onde ficar - Preferencialmente, próximo a Bl. Vitosha, uma avenida cheia de cafés, restaurantes e próximo aos monumentos históricos. Ficamos no Best Western Premier Thracia e no Novotel Sófia, este último, no retorno, em uma conexão longa por lá. Bons hotéis,  reservados com o Booking.


Como se deslocar - Apesar de existirem linhas de metrô, ônibus e trens, não fizemos uso deste serviço. Quando bem localizado o hotel, os principais pontos turísticos  podem ser percorridos a pé mesmo. E esse é um ponto que sempre valorizei nas escolhas. Utilizamos o serviço de táxi do aeroporto (OK Supertrans ). O Wifi no carro, além de cômodo, resolve algumas necessidades de última hora.
São preços tabelados, levando em consideração a localização de seu hotel. São baratos e seguros. Ficamos no centro da cidade e pagamos 14 Lv. No recibo do voucher, já vem inserido o número do táxi, que estará aguardando no desembarque.  Não ultrapassa 16 Lv (8 Eur), a maior distância. Ao solicitar um táxi na rua, observem que vem anexado no vidro, o valor do quilômetro rodado, (0.79 lv por Km) mas, às vezes, não tem taxímetro, o valor é acertado direto com o taxista. Normalmente eles cobram o dobro. São espertos, mas nem se comparam aos turcos.  Alugar carro? Não vimos necessidade para circular por Sófia.

O QUE VISITAMOS

Considerando a localização de nosso hotel (lado esquerdo baixo),  com uma boa caminhada, os locais turísticos podem ser visitados.

Mapa fornecido pelo hotel.
A Bulevard Vitosha - A rua de pedestre mais famosa da cidade. Estende-se da praça Sveta Nedelya , ao sul, até o monte Vitosha, ao norte. Os cafés e restaurantes aqui  merecem uma parada. Ponto de encontro na cidade.



A Corte de Justiça - Esse belo prédio com dois leões na entrada, é passagem obrigatória em qualquer passeio na cidade. Sua arquitetura impressiona pela beleza e grandiosidade.


Sveta Nedelya ( Santa Nedelya) - Um dos monumentos mais impressionantes da Cidade. Está no inicio da famosa Bl. Vitosha. Essa igreja foi construída em 1863 e se destaca pelos lindos murais bizantinos. O registro triste é que foi destruída pelos comunistas em 1925, na tentativa de assassinar o czar Bóris III. Ele escapou, mas 120 pessoas morreram no ataque. Metrô - Serdika



Igreja de Sveta Petra Samardzhhiiska - Construída no começo do domínio Otomano (séc XIV). Está fechada, devido as escavações ao seu redor, mas sua estrutura em pedra ainda impressiona bastante. Dizem que o herói nacional Vasil Levski está enterrado nela. Metrô - Serdika.


Escavações de uma antiga cidade Tracia, chamada Serdica.

Monumento a Santa Sófia - Monumento  erguido em 2001 no lugar do busto de Lenin. Construída em bronze e cobre, é uma homenagem a padroeira da cidade. A coroa, o laurel e a coruja representam o poder, a fama e a sabedoria. Localiza-se no centro da cidade. Observem uma pequena igreja católica ao fundo.


Mesquita Banya Bashi - A única mesquita em funcionamento na cidade. Construída em 1576, seu nome é uma referencia às fontes de água termal no local onde foi construída.



Museu Histórico de Sófia - Inaugurado em 2015. Era a Antiga Mineral Baths, casa de banho do inicio do século XX. Seu estilo neobarroco e neobizantino chamam a atenção. Belo museu. Vale a visita.








Casa do Partido - Prédio da época Stalinista. Construído em 1953, já foi sede do partido comunista da Bulgária. Hoje é usado como prédio do governo. Realmente impressiona, tanto pela arquitetura quanto a presença na praça, antes apenas comunista. Faz parte do chamado Largo, junto com o Palácio Presidencial e os Ministérios. Com a queda do regime, seus símbolos foram retirados do alto dos prédios. A troca de guarda é uma atração turística.

Palácio Presidencial


Palacio Real  - Aqui o herói nacional Vasil Levski foi torturado e executado, em 1873. Hoje abriga o Museu Etnográfico. Observem a rua de pedras amarelas. É uma extensa área ( Alexander Square) que representa os tempos de apogeu ( séc XIX) da cidade. Presente do governo Austríaco. Os prédios mais bonitos estão nesta região. Vários estilos arquitetônicos estão presentes. Vale observar.


Museu Arqueológico - O Museu mais antigo da Bulgária. Está localizado em uma antiga mesquita de 1496. Expõe artigos artefatos Tracios, Romanos e Medievais. A exposição é dividida em cinco pavimentos nos dois andares existentes. Livro (inglês) está a venda por 4 Lv. Preço Adulto - 10 Lv e, para estudante, 2 Lv. Visita imperdível.


Rotonda of St. George - Localizado  atrás do Palácio Presidencial e do Sheraton Hotel, fica bem escondido, mas com uma entrada lateral. Sua igreja data do séc IV e é o prédio mais antigo de Sófia e da Europa. Construído na época do Império Romano, por Constantino. Seus tijolos vermelhos e as ruínas romanas são impressionantes. Visita igualmente imperdível.





Igreja Russa de St. Nikolay - Essa pequena e linda Igreja Ortodoxa se destaca em meio a um belo parque. Criada entre 1912-14, seus cinco domos em ouro chamam atenção. Seu interior é bem pequeno, outrossim, muito bonito.







 O Teatro Nacional Ivan Vazov - O mais antigo e importante teatro da Bulgária . Construído em 1904, em estilo neoclássico, seu nome é uma homenagem ao famoso escritor Búlgaro. Localizado em uma bela praça e com prédios históricos próximos.




Basilica de St. Sophia e Museu -  É a mais antiga e deu seu nome a cidade. Construída no final do século V. Seus tijolos vermelhos e sua simplicidade são muito interessantes. É o maior monumento cristão do Leste europeu. Os achados arqueológicos abaixo da Basílica merecem uma vista. Existe guia em inglês. O acesso por vezes é feito através de escadas de vidro. Vale o passeio. O mosaico original da primeira igreja está no Museu de Arqueologia.
Os leões, do lado de fora da Basílica, são obras do artista Andrei Nikolov(1878-1959). Próximo, encontra-se  o Túmulo do Soldado Desconhecido e o de Ivan Vazov, o escritor mais reverenciado da Bulgária.






Alexander Nevsky Catedral -  Um dos maiores símbolos da Bulgaria. Erguida entre 1882 e 1912, em homenagem aos soldados russos mortos durante a guerra pela Independência contra os Turcos (1877 - 1878). Estilo Neobizantino e adornada com mosaicos e cúpulas douradas. Paga-se 10 Lv para tirar fotos no seu interior. A cripta está do lado esquerdo da entrada principal e abriga a maior coleção de ícones da Bulgária (adulto - 6 Lv). Logo a frente, existe uma imensa praça, onde se pode passear e contemplar os monumentos. Pequenas lembrancinhas podem ser compradas aqui.




ONDE COMER

O Moma - Comida e vinhos típicos, em um ambiente acolhedor e com preço justo.


  
Pizza Palace - No bl. Vitosha . Massa e uma excelente cerveja búlgara.


Gelateria Afreddo - Depois de uma caminhada na Bl Vitosha, nada como um delicioso sorvete. Bem concorrido e delicioso.




ONDE COMPRAR

Embora não tenha sido a intenção da viagem, várias lojas estão ao longo da Bl. Vitosha e de grandes Shoppings, como o Paradise Center. Produtos típicos e pequenas lembrancinhas estão por toda cidade. Comprei meu ímã, obviamente.

lembrancinhas nas praças publicas

Shopping no centro da cidade. Pouco movimento.

Maior Shopping da cidade. Bem próximo ao Novotel.

O QUE ACHAMOS

Pela sua riqueza cultural, gostamos bastante. É uma cidade compacta, barata em relação a Europa Ocidental e  também um bom ponto de partida para conhecer outros lugares na região. Recomendo.










Comente com o Facebook: