MACEIÓ, ALAGOAS. O QUE É INTERESSANTE VISITAR ALÉM DAS PRAIAS.

Que Maceió possui uma das mais belas orlas do Brasil, isso já sabemos. Mas e a parte histórica? Deixá-la esquecida nos faria perder um grande atrativo. Deixo algumas dicas de museus e igrejas do nosso belíssimo acervo cultural.
A  maioria das atrações, localizam-se no bairro histórico do Jaraguá e no centro da cidade.

1- Catedral Metropolitana de Maceió

 A principal igreja do estado ( Catedral ). Data de 1761, quando o proprietário do engenho Maçaió fez a doação para a construção da capela de São Gonçalo, depois mudada para Nossa Senhora dos Prazeres, nome que permanece até os dias atuais e é a Padroeira da Cidade de Maceió. Projetada pelo arquiteto francês Auguste Montigny, foi inaugurada em 1859 e tornou-se Catedral Metropolitana em 1900, por decisão do Papa Leão XIII. Seu estilo é neoclássico, em sua fachada, e moderna também. Seu altar-mor foi construído em cedro com dois altares laterais, os de São Sebastião e São Miguel. Seus candelabros de prata e seu púlpito com filete de ouro são destaques.






2- Igreja de São Gonçalo
Localizada na parte alta da cidade (Farol), foi inicialmente uma casa de pólvora, nos tempos do império (1834). Em 1888, foi cedida para a igreja católica. Seu nome, Igreja de São Gonçalo do Amarante, é uma homenagem ao santo que deu nome a primeira capela, mas que havia dado lugar a construção da Catedral de Maceió. 





3- Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Os jesuítas, no século XVI, criaram a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário para "homens de cor", ou seja, para os escravos. A Irmandade em Maceió teve seus estatutos aprovados em Olinda, em 1830. Nele, rezava que os tais anteriormente citados, só poderiam participar da Irmandade com licença do seu senhor. É uma igreja bem simples, mas que merece uma visita.





4- Igreja Bom Jesus dos Martírios

Localizada na conhecida Ladeira da Jacutinga (ou "Ladeira dos Martírios"), tornou-se igreja em 1881. Possui estilo barroco, neoclássico e neogótico. Mesmo depois de várias reformas, os azulejos portugueses estão presentes. Em seu interior, ornamentos rococós são destaques também. Vale  uma visita.






5-Igreja de Santa Teresinha

 Localizada próxima ao Mirante de Santa Teresinha, de onde se tem uma bela vista da cidade. Outro atrativo local.






6- Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo

Foi a primeira igreja de Jaraguá (150 anos) e possui estilo predominantemente neoclássico. Encontra-se em reforma.



7- Igreja do Livramento

Igreja em estilo neoclássico, com uma bela imagem da Imaculada Conceição em seu interior. Igualmente em reforma. Aproveite também, para passear no calçadão do centro da cidade.


8 -Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas

Esse belo museu é o terceiro e mais antigo em seu gênero no Brasil (1869). O prédio é do seculo XIX. Seu acervo é muito rico e  bem cuidado, com destaque para a cultura afro-brasileira.  Toda  a história de Alagoas pode ser vista e pesquisada aqui. Visita imperdível. Localizado na Rua do Sol, 382, Centro.







9- Museu Pierre-Chalita

  Esse magnífico museu de arte foi inaugurado em 1980, pelo pintor e colecionador Pierre Chalita. Com visita guiada em seus três pavimentos, a arte sacra ( séc. XVII e XX) é destaque. Não  apenas por  isso, suas obras, como pinturas e objetos da coleção são de uma beleza ímpar. Quadros de  pintores famosos, inclusive alagoanos, se destacam também. Sem dúvida, uma visita imperdível. Localizado na Praça Floriano Peixoto, 44, Centro. Aberto de segunda a sexta ( de 08 às 12h e de 14 às 18h). .












10- Museu Pálacio Floriano Peixoto

Antigo Pálacio do GovernoMuseu inaugurado em 2006. Possui  visita guiada mostrando salões, mobílias , pinturas entre outras atrações. Vale uma visita. Localizado na Praça Floriano Peixoto,517, Centro.


11- Museu Théo Brandão

Museu de Antropologia e  folclore. Encontra-se em reforma. Localizado na Avenida da Paz, 1490, Centro.

12-Museu da Imagem e do Som de Alagoas

Localizado em um bonito prédio histórico de 1869, esse museu retrata os acontecimentos políticos, socais e artísticos da cidade. Praça Floriano Peixoto, 44, Praça Dois Leões. Aberto de segunda a sexta, das 13 às 18 h.



13- Memorial a República

Inaugurado em 2005, é uma homenagem aos dois Marechais alagoanos, Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. Conta a história da República. Está localizado em Jaraguá, na bela praia da Avenida. Aberto de terças as sextas ( de 09 às 17 h), sábados, domingos e feriados (14 ás 17h)




14 - Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos 

Construída em 1844-1849 por Antônio de Mendonça, o "Barão de Jaraguá", é um dos prédios mais antigos e bem preservados na cidade. Desde 2013 passou a se denominar Biblioteca Publica Estadual Graciliano Ramos. Possui um grande acervo de livros,folhetins,CD e livros em braile. Esta aberto de segunda a sexta das 9:00 as 17:00 h. 




 Maceió é lindo.Venham conhecer.

Comente com o Facebook: