VISITANDO SIGHISOARA, NA ROMÊNIA.


Não se vai a Transilvânia sem conhecer Sighisoara. Localizada no coração da Romênia, essa cidade murada é tão fascinante, que a vontade de conhecê-la é imediata. Considerada a mais bem conservada da Europa,  é Patrimônio Mundial (Unesco). A cidade deixa um registro para a história também. Aqui nasceu Vlad Tepes, o Drácula. Distante 285 km da capital Bucareste, chegamos de carro após longas paradas pelo caminho. Existem duas opções de hospedagem, sendo uma na cidade murada e a outra fora dela. Fizemos a opção de ficarmos na cidade, todavia bem próximo da fortaleza. Reservamos o excelente Hotel Central Park.

A linda torre do relógio, datada de 1280, é de uma beleza ímpar. Era a antiga entrada principal da cidade. Sua torre tem 64 metros de altura e seus muros possuem 2,35 metros de espessura. O relógio de 1648 está em funcionamento. Um museu na base da torre está aberto a visitação.

Vista da cidade, do alto da torre do relógio.

 




 Cruzando a Torre do relógio do lado esquerdo, encontraremos, além do museu das armas,  a casa de cor amarela, que hoje é uma loja de souvenir e um restaurante. Ali nasceu o temido Vlad Tepes. O restaurante abre às 12 horas e tudo se refere ao ilustre morador famoso.Vale uma visita, afinal, entrar na casa do Drácula é uma experiencia única. Absolutamente todos que passam, tiram sua foto em frente a casa .


Seguindo pela ruas de paralelepípedos, chegaremos a praça principal, a Piata Cetatil. Ali funcionava as feiras, encontros e também as execuções públicas, os empalamentos. Hoje, casinhas coloridas, pousadas e restaurantes estão presentes. No sentido oposto, na rua Scolii, chega-se a Escada Encoberta (1642). Nada mais é do que uma escadaria de madeira preta, com 172 degraus, que levam a parte alta da cidade. Vários estudantes transitam nessa região, afinal, existe uma escola e uma igreja gótica no final da escadaria. Vale a subida.





A igreja na Colina (Biserica din Deal) é de 1345, Luterana. Se chegou até aqui, conheça o cemitério Alemão. É uma área um pouco isolada, mas que vale uma olhadinha, sim.



Cémiterio Alemão


Suas muralhas e torres são conservadas. As casinhas, muitas vezes, possuem uma placa que as identificam como de importância histórica, vale sempre uma parada para fotos. Abaixo, a Tailors` Tower, incendiada em 1676 e reconstruída após. Permite a passagem de carros.


                    

A Torre Bootmakers, de 1521. Hoje funciona como papelaria e rádio local.



 A Igreja do Monastério, datada de 1289 , vista da Torre do relógio. Abaixo, a cidade.

Monastério

Prefeitura



Rua de Paralelepípedos e casinhas coloridas.




Área verde é freqüente na cidadela

Entre a Prefeitura e o Monastério, uma  pequena homenagem ao antigo morador ilustre, o Conde Vlad.



Sighisoara coroa uma viagem a Transilvânia. Um dia inteiro aqui vale muito a pena.











Comente com o Facebook: