O SANTUÁRIO DE OLÍMPIA, NA GRÉCIA. BERÇO DAS OLIMPÍADAS.

Philippeion - O templo  dedicado aos humanos

O Santuário de Olímpia, na Grécia,  existia há pelo menos dois mil anos antes de Cristo. Aqui era um centro religioso, político e  esportivo. Localizado na Península  do Peloponeso, no bosque Altis e diante do monte Cronos, era um lugar sagrado. Conta a mitologia, que aqui Zeus derrotou seu pai Cronos, daí o nome do monte. Havia um culto a Zeus e, eventualmente, um culto a Gaea (terra). Os primeiros jogos olímpicos datam de 776 a.C e eram realizados a cada quatro anos e com competição que durava cinco dias. Era disputada apenas entre as cidades gregas. Esse mês era de paz entre as cidades, principalmente Esparta e Elis. 
Segundo estudos, através das moedas encontradas, foi erguido aqui o templo em homenagem a Zeus. Foi construído em 470 a.C pelo arquiteto Lisbon de Elis. Em estilo Jônico, possuia seis colunas frontais e outras treze de cada lado. O santuário possuia uma estátua de Zeus, com 13,5 feita em ouro e marfim, sendo considerada uma das sete maravilhas do  mundo antigo. Aulas de filosofia  eram realizadas nesse espaço.





O templo de Hera, mulher de Zeus, criado mil anos a.C, é um dos locais mais fotografados aqui. Nesse local foi acesa a tocha olímpica e esse ritual se perpetua até os dias atuais. Restam as colunas do templo.





Participavam das provas cidadãos gregos, menos escravos e mulheres e apenas homens assistiam às provas no Estádio Olímpico, até o dia em que uma mulher vestiu-se de homem para assistir seu filho competir. Foi descoberta e, desde então, o acesso era permitido desde que todos estivessem nús. Isso mesmo.
Figuras importantes assistiam aos jogos entre eles, Platão e Aristóteles e, entre os competidores, estavam Alexandre, o grande e Nero. Em uma competição de cavalos, Nero caiu do cavalo, mas se declarou vencedor e levou as estatuetas correspondentes. Aos vencedores cabia uma coroa de oliveiras de Zeus, uma estátua com seu nome e a prova em que disputou, além de muito prestígio em sua cidade.
O Estádio Olímpico possuía 192 metros de extensão, com capacidade para quarenta mil pessoas. Os atletas da maratona percorriam esse trajeto até atingirem 42 km. A maratona era uma homenagem ao grego Filipes, que percorreu 42 km que separavam a cidade de Atenas e Maratona, para noticiar a vitória dos dez mil soldados atenienses sobre os cem mil soldados persas. De tão exausto, apenas falou a palavra "vencemos" e, em seguida, caiu morto. Feito de grande importância histórica.

Estadio Olimpico

Com a invasão dos Romanos no século IV, o Imperador cristão Theodosius determinou o fim dos jogos olímpicos e fechamento do santuário. Considerava um ambiente pagão e que, competidores seminus, era uma imoralidade. Muitas peças de valor histórico foram saqueadas. Terremotos e inundações acabaram por destruir o berço das Olimpíadas.




O Santuário foi descoberto em 1776, coberto por vegetação e lama. As escavações arqueológicas começaram nessa época. Os primeiros jogos Olímpicos da era moderna (final do século XIX), foram idealizados pelo Barão de Coubertin (frânces). Atenas, por motivos óbvios, foi escolhida para sediar os jogos. Participaram 14 países, 88 atletas estrangeiros e 123 gregos. Hoje os jogos são disputados por vários países, mas a tocha olímpica é acesa neste local sagrado.




Em 1920 o Barão de Coubertin recebe o prêmio Nobel da Paz por seu espírito olímpico. Após o falecimento do Barão, seu coração repousa no Museu da cidade de Olímpia. Sua frase célebre vigora até a atualidade:" O importante não é ganhar, mas competir e com dignidade".
O Santuário de Olímpia é patrimônio cultural, pela UNESCO.


COMO CHEGAR

Estando em Atenas, existem cinco trens diários para Pyrgos, saindo da estação Larissi. A viagem é  de aproximadamente quatro horas e custa seis euros. Faz baldeação em Pyrgus, para chegar em Olímpia. Desta forma, teremos aí mais trinta minutos.
Estávamos em uma excursão com o Navio MSC pela Grécia e tivemos Olímpia como opcional. Realizamos o trajeto em micro-ônibus. Fica a cerca de uma hora do porto de Patra e, igualmente, do aeroporto de Kalamata.

MELHOR ÉPOCA

De julho a setembro - Verão. Site - www.olympia-greece.org


Sem dúvida é um passeio bem interessante e, tendo oportunidade, aconselho.

Comente com o Facebook: