UMA VISITA AO TEATRO MASSIMO, EM PALERMO.


Conta a história, que o Rei Umberto I, convidado de honra, ao chegar ao teatro falou: - " É magnifico, mas é demais para eles". Não ficou para a inauguração, deixando os Sicilianos extremamente decepcionados, mas, na verdade, quem perdeu uma grande oportunidade, foi mesmo a majestade. Considerado o maior Teatro de Itália e o terceiro da Europa ( Opera Garnier, em Paris e Slaatsoper, em Viena), impressiona bastante. Após vinte anos de conturbada construção, foi inaugurado em 16 de maio de 1897. Apresenta estilos neoclássico e clássico sicilianos. O Teatro Massimo Vittorio Emanuelle ou, simplesmente, Teatro Massimo, está localizado no centro histórico de Palermo, na Piazza Verdi. Um local bastante movimentado e ótimo para passear.
É uma visita imperdível para quem está em Palermo. As visitas são entre às 9:30 e 18:00 horas. Fiz a das 17:30h, com um grupo de dez pessoas, ao custo de  oito euros. Pode ser  em italiano, inglês, espanhol, francês e alemão. A visita dura em média  trinta minutos. Fotos, permitidas apenas sem flash.




A capacidade atual é para 1.350 pessoas sentadas. A acústica é  perfeita e seu teto é aberto para permitir uma melhor ventilação durante o verão. Uma obra espetacular da engenharia!




Na visita, conhecemos o vestíbulo, o camarote real, a platéia, a sala pompeiana e a sala de ensaios. Em 1974 o teatro foi fechado para reforma, reabrindo em 1997, com uma vasta programação cultural. A sala pompeiana me impressionou bastante. Completamente circular, sua acústica impressiona e cada um de nós pôde tornar-se um tenor por poucos segundos. Bem interessante a experiência. Seus afrescos no teto lembram Pompeia. A quantidade de mármore utilizada na construção do teatro impressiona. Uma beleza memorável.



O cinema eternizou ainda mais  o teatro com a encenação do filme o Poderoso Chefão III. Em suas escadarias, foram filmadas as cenas do assasinato de Mary, a filha do poderoso Chefão.


Quanto ao acesso, Palermo possui um trânsito bastante complicado e as áreas para estacionamentos são difíceis. Como o nosso hotel estava a uma curta caminhada, de apenas vinte minutos optamos por ir de táxi (10 euros) e voltarmos a pé (vinte minutos).
Gostamos bastante e indicamos.

Comente com o Facebook: