O MUSEU FRIDA KAHLO NA CIDADE DO MÉXICO

Na cidade dos museus, um dos mais famosos e atraentes é o de Magdalena Carmem Frida Kahlo y Calderón, ou simplesmente Frida Kahlo. Nascida em 1907, filha de pai alemão e mãe indígena, Frida teve uma vida sofrida e conturbada. Sua paixão pela arte é acrescida a história mexicana e sua luta pela vida. Por isso, tornou-se uma referência para o mundo feminino e é considerada por muitos, uma mulher a frente do seu tempo.
O museu está localizado na casa azul, local onde seus pais residiam e onde ela nasceu e cresceu. A rua do distrito de Coyuacón, ao sul da cidade do México, é bem tranqüila. Estacionamos nosso  carro bem em frente ao museu. O que chama a atenção de início, é o azul forte na entrada da casa, aliás, é a única com essas características. Não a toa, o azul é denominado azul Frida Kahlo.
O ingresso pode ser adquirido na entrada e, se desejar, faça o mesmo com uma permissão para fotos,
o que aconselho muitíssimo (60 pesos).




Casada com o famoso pintor muralista Diego Rivera, Frida viveu paixões, sofrimentos e traições conhecidas. Com Rivera, casou duas vezes. Politizada, hospedou em sua casa o intelectual russo Leon Trotsky, retratado em fotos e artigos de jornais. Por conta de um acidente de trânsito, fraturou a coluna, bacia e ficou estéril. Essa dor foi retratada em suas obras.
Depois da morte de Frida, a casa foi cedida ao governo, que a preservou tal qual era, a época dos moradores famosos. A casa museu retrata cada fase de sua conturbada vida. São inúmeros objetos. A cama, sua cadeira de rodas, esculturas, objetos pessoais, muitos quadros e fotos.

Um dos quadros mais famosos de Frida. Viva La Vida (1954).

Frida, Rivera e Trotsky

A cozinha e as cerâmicas. Ela fazia e servia seus deliciosos doces.




Quarto de Frida


Mesa e material de pintura.
No lado externo da casa, seu jardim chama atenção pela diversidade de objetos, incluindo uma pequena pirâmide, muito verde e um pequeno auditório com filmes do casal. Pequenos objetos de arte pré colombiano estão expostos, além de uma pequena loja de souvenirs.



Sugiro que conciliem o passeio, com as Pirâmides de Teotihuacán e visita a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe. Ficam na mesma direção. Para quem está de carro alugado, fica bem mais fácil. Os três passeios duram o dia inteiro.
A visita ao museu Frida é encantadora e muito rica. Vale fazer.
Como chegar: Metrô Coyoacán. Aberto de terça a domingo ( 10h às18h).

Comente com o Facebook: