O MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DE ALAGOAS (MISA).


O Museu da Imagem e do Som foi criado em 1981,  pelo teatrólogo Bráulio Leite Junior e faz parte do Patrimônio Cultural do Estado de Alagoas. Instalado em um prédio histórico de 1869, onde antes sediou o Consulado Provincial, é uma das atrações do bairro de Jaraguá. O estilo neoclássico do prédio traduz uma atração à parte.
O museu possui três setores específicos, divididos em memória, pesquisa e produção. Ao entrar, observa-se um grande espaço, onde são realizadas as exposições temporárias. Sugiro começar a visita pela sala do lado direito, onde é exposto o acervo documental e fotográfico. Impossível não ficar maravilhado com a quantidade de material para pesquisa. São máquinas de datilografia, celulares, filmadoras, computadores, telefones, rádios, fotos e documentos. Tudo catalogado e muito bem cuidado.

















O espaço a esquerda é uma homenagem ao Jornalista Valmir Calheiros. São relíquias do famoso jornalista cedidos pela família, como gravadores, canetas, máquinas fotográficas e acervos sobre homenagens prestadas ao mesmo. Sua biblioteca também chama a atenção pelos inúmeros livros de grande valor histórico. O folclore alagoano também se faz presente neste espaço.


                                        




No mesmo espaço, sendo em um andar superior, está o espaço em homenagem a Edécio Lopes           (radialista, compositor e escritor). Um grande boneco do embaixador do frevo faz a recepção. O espaço também é muito rico. São livros, rádios, placas comemorativas, faixas de clube e cabines de som. O acervo dos discos de vinil é impressionante. De fato, uma merecida homenagem.



                                 





O espaço do primeiro andar do prédio fica reservado para apresentações e reuniões. Estando em Maceió, não deixem de visitar este museu. A visita é curta, entretanto,  muito rica.

Serviço:

De terças as sextas  - das 8h às 17h
Nos sábados e feriados - das 9h às 14h
Entrada Gratuita.
Localização - Rua Sá e Albuquerque 275, Jaraguá,  Maceió-AL.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário