O QUE FIZEMOS EM ANDORRA.




Conhecida como Andorra-a-Velha, esse pequeno e curioso país está localizado na Cordilheira dos Pirineus, entre o nordeste da Espanha e o sudoeste da França. É o segundo país mais alto da Europa, perdendo apenas para Suíça. A língua oficial é o catalão, mas fala-se casteliano, português e francês também. É um país que vive do turismo e tem um grande atrativo, por ser um paraíso fiscal. Ótimo para compras.
O Coma Pedrosa é o pico mais alto, com 2.946 metros altura. Fica em Arinsal, Vallnord. Suas estações de esqui são bastante concorridas na europa. Existem dois complexos de esqui interligados. O Complexo Grandvalira (45 euros/dia), com 210 km de área esquiável e o Complexo de Vallnord (34,20 euros/dia), com 93 km de área esquiável.


Aproveitando uma folga do período de estudos em Barcelona, resolvemos fazer um bate e volta nas estações de esqui, em Andorra. A melhor época para conhecer o principado é entre dezembro e janeiro. Estávamos em janeiro. E seria minha primeira estação de esqui, o que já seria motivo suficiente para curtir antecipadamente.
Era um sábado bem frio em Barcelona, partimos ainda de madrugada. Fomos de ônibus (autocarro). Até lá seriam 200 km. Fomos a estação de esqui de Grandvalira.
As empresas de ônibus que levam são a Alsina Graells, Novotel e Auto Cars Nadal. Custo médio de 56 euros, ida e volta.
A estação estava cheia e nós ficamos na parte dos principiantes, aprendendo os mais elementares passos para esquiar. Entre mais erros que acertos, tudo foi muito divertido e sem nenhum acidente. No intervalo , um chocolate quente para animar.



No final do dia, antes do retorno a Barcelona, paramos em um dos inúmeros shoppings da cidade para conhecer. Os principais são o Pyrénées Andorra e o Illa Carlemany. O imposto sob produto é de 4,5% contra 21% do espanhol. Bebidas, perfumes e produtos eletrônicos são os mais vendidos. Comprei apenas meu imã para minha coleção.
Mesmo não sendo esquiador, é uma boa programação para quem está em Barcelona. Vale um bate e volta.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário