VISITA A CASA MUSEU DE MARECHAL DEODORO



Passeando pelas ruas calmas e de casas coloridas e bem cuidadas em Marechal Deodoro, Alagoas, uma casa, em particular, chama a atenção. Reformada em 1983 pela prefeitura local, a casa onde nasceu o primeiro presidente da república do Brasil é uma atração a mais na cidade. Com características do tempo colonial, a casa possui  telhas em biqueira, telha dupla, quatro janelas e uma porta central. Tudo bem cuidado.
Fomos recepcionados por um simpático e culto guia, que nos acompanhou durante todo o passeio. A assinatura do livro de freqüentadores é com toda a pompa digna do lugar. A "casa museu" está dividida em dois cômodos, sendo o primeiro (térreo), onde estão expostos fotografias históricas, o brasão familiar, busto, camas e armários em perfeito estado de conservação, as bandeiras da época, louças e pequenos utensílios domésticos. A riqueza de detalhas relatadas pelo guia, prendem a atenção na visita, incluindo as crianças. 









O segundo piso, onde se tem acesso por escada, está reservado para objetos pessoais e condecorações do Marechal. Esse espaço foi recentemente reformado para receber importante acervo vindos da cidade do Rio de Janeiro. O que mais me chamou atenção foi a espada que o Marechal Deodoro da Fonseca portava quando da Proclamação da República do Brasil, em 15 de novembro de 1889, na cidade do Rio de Janeiro.






Desde os 16 anos, Deodoro da Fonseca cursava escola militar. Ele saiu desta casa logo na infância. Uma de suas grandes incursões militares foi na Guerra do Paraguai. Fotos e relatos da guerra estão expostos no museu. 
Histórias da família, do Brasil e muitas peculiaridades são relatadas na visita guiada. Do nascimento até sua morte, em 23 de agosto de 1892 por asma, o museu consegue transmitir toda a riqueza desta importante época nacional.

Como chegar - Está localizado na cidade histórica de Marechal Deodoro, a 20 km de Maceió. O museu está aberto das 8:00 as 14:00 horas, com acesso gratuito. Visita guiada.
A visita dura em torno de quarenta minutos. Recomendo bastante.



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário