O QUE FIZEMOS NA CRACÓVIA, POLÔNIA.




Capital da Polônia por seis séculos, Cracóvia ou Kraków é encantadora e muito charmosa. A princípio não fazia parte da nossa programação (primeiro pecado), mas com a inclusão do passeio para o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, acabou entrando automaticamente no roteiro. Ficamos apenas seis horas na cidade (segundo pecado).
É uma cidade medieval com castelos e muitos prédios históricos. Foi uma das cidades polonesas menos atingidas na Segunda Guerra Mundial, o que contribuiu para preservação de seus monumentos.
A principal atração da cidade é a Colina de Wawel. Cassimiro, o restaurador, por volta de 1036, fez da cidadela, sede do governo da Polônia até 1596, quando a corte e o parlamento foram transferidos para Varsóvia. Na Cidadela, encontramos a Catedral de Varsóvia e o Castelo Real. Aqui, reis eram coroados e enterrados na Catedral. A lenda do dragão que cospia fogo ainda hoje é contada e, atrás do monte, existe uma série de cavernas que estão ligadas com a lenda.






A Catedral da Cracóvia foi fundada em 1020 e é a terceira igreja erguida nesse local. A catedral, gótica inicialmente, recebeu várias modificações, como as agulhas barrocas e capelas laterais. Com seu domo dourado, a Capela de Sigismundo (Rei de 1519 a 1533) impressiona bela beleza e pela presença do maior sino do país, que pesa 11 toneladas. O museu da catedral guarda relíquias da realeza e um acervo de arte sacra. Passamos um bom tempo ali, escutando histórias de reis e da própria Polônia.




O Castelo Real, em estilo renascentista, foi construído na primeira metade do século XVI e entrou em decadência após a transferência da corte para Varsóvia, em 1596. Suas maiores atrações são os Aposentos Reais, a Câmara dos Deputados, a Sala do Arsenal e o Tesouro da Coroa. As atrações funcionam em horários diferentes e algumas são pagas.



Um dos países com maior predomínio da religião católica no mundo ( são mais de 85%), a Polônia já teve seu Papa. Karol Wojtyla, que anteriormente ao posto de Papa João Paulo II, foi Arcebispo da Cracóvia. Conhecer, portanto, os monumentos, igrejas, museus e casas relacionadas ao Papa, faz parte do passeio na cidade.








Passear a pé pela cidade é muito agradável. Igrejas maravilhosas estarão no caminho, destaque para a   igrejade São Pedro e São Paulo, em estilo barroco (a primeira na cidade), foi construída entre os anos de 1597 a 1619 e guarda as estátuas dos santos e apóstolos na entrada. Muito bonita, realmente. A igreja românica de Santo André fica bem próxima ( séc XI).

Igreja de São Pedro e São Paulo
Igreja de Santo André
Barbican ou Barbakan - Leva a Cidade Velha

As ruas calmas da Cracóvia

Já estava ficando tarde, bem perto do horário de retornar à Varsóvia e fomos conhecer um dos locais mais encantadores da cidade, a Cidade Velha, na verdade, o centro da moderna Cracóvia. Ali encontra-se a Praça do Mercado (Rynek Glowny), que tem a fama de ser a maior da Europa. Nessa região estão os cafés ( Noworolski,mais famoso), as lojas, os artistas de rua e as  igrejas. Os edifícios ao redor da praça demosntram cada período da história do país. É um local para relaxar e passar um bom tempo. Destaque para a Torre da Prefeitura e a Igreja de Santa Maria, com suas duas imponentes torres góticas. É a torre do relógio.

Torre da Prefeitura
Praça Mariacki e Igreja SantaMaria.



Como o último destino da visita, pontuamos nada menos que a Fábrica de Schindler, hoje museu. Uma pena que já estivesse fechado (fecha às 16:00h). Esse museu mostra a ocupação alemã da Cracóvia na Segunda Guerra Mundial. Era a antiga fábrica de esmaltes de Oskar Schindler, que foi imortalizado no filme "A Lista de Schindler". Ali foram salvos muitos judeus da "Loucura Nazi".








Quem leva


Reservamos nosso passeio com a Warsaw City Tours e gostamos muito. Os grupos foram separados em língua espanhola e inglês .


O que achamos


Reservem pelo menos dois dias inteiros na cidade.



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário