CONEXÃO PROLONGADA EM LISBOA . O QUE FIZEMOS.




Lisboa ou Lisbon, como preferir, é a porta de entrada de muitos brasileiros na Europa. Já fomos algumas vezes para a capital portuguesa, mas sempre obedecendo uma rápida estadia, utilizando-a como ponto de partida para outro destino. Em dezembro de 2018 retornamos .

COMO CHEGAR

Morando no Nordeste do Brasil, Lisboa fica mais perto. De Maceió, são sete horas e meia de vôo. Viajamos com a Transamerica Turismo, que há mais de dez anos, promove um vôo charter para um réveillon na Europa, tendo com base, Lisboa. O Aeroporto Humberto Delgado fica a aproximadamente 7 km do centro da cidade.



CONSIDERAÇÕES GERAIS

Brasileiros não precisam de visto , apenas passaporte válido. O tempo de permanência não pode ultrapassar o limite de noventa dias. Vacinas não são necessárias. A moeda utilizada é o Euro. Os cartões de crédito internacionais são amplamente aceitos. O clima em Lisboa não assusta quando comparado a outros países da europa, mas entre dezembro e fevereiro, ele esfria um pouco. Varia entre oito e catorze graus. Fomos na época do Natal. O deslocamento por táxi é confortável e confiável ( bandeira entre 3,25/3,60 euros).
O metro (Metropolitano) funciona bem, embora não cubra toda cidade. Possui quatro linhas, com 56 estações . Tarifa de 1,40 euros ou um passe de 24 horas, ao custo de 6 euros. Funciona das 6:30h às 1h. O Seguro saúde, embora não solicitado, é imprescindível , principalmente com crianças.


ONDE FICAR

Nosso hotel reservado foi o Jupiter , na Avenida República, uma das principais de Lisboa. Um hotel bem localizado, lembrando, facilita bastante os deslocamentos. Como estávamos com duas crianças (10 e 11 anos), optamos por uma suite júnior, de excelente tamanho, dois quartos e bom conforto. O café da manha agrada. Possui uma ótima piscina em sua cobertura, não aproveitada na ocasião, em virtude do frio.

Quarto do casal.

O QUE VISITAR


Mosteiro dos Jerónimos - O mosteiro é o ápice da arquitetura manuelina. Foi encomendado por Manuel I, em 1501. O mosteiro foi confiado a Ordem dos Jerônimos, até 1834, quando todas as ordens foram dissolvidas. A vista do Portal Sul impressiona pela grandeza da decoração. A igreja de Santa Maria é magistral ( entrada livre). Sua decoração interna, sua nave elevada e seus túmulos, são de uma impressionante beleza. Dois túmulos chamam atenção. Do lado direito, o de Camões (maior poeta português ) e do lado esquerdo, o de Vasco da Gama (navegador).
Está localizado na Praça do Império. Abre de10h às18h. Visita obrigatória na cidade.

Portão Sul
Túmulo de Camões
Túmulo de Vasco da Gama
Monumento aos Descobrimentos - Bem próximo ao mosteiro, apenas cruzando a praça do Império. O monumento foi construído em 1960, para celebrar os 500 anos da morte de Henrique, o navegador. Possui 52 metros de altura, em forma de caravela, que designava uma embarcação usada pelos portugueses, em suas conquistas. Uma grande bússola está na frente do monumento, onde se vêem navios e mapas das conquistas. Dentro, possui um elevador que vai até o último andar. Uma excelente visita.


Loja dos Pastéis de Belém - Os famosos "Pastéis de Belém" são deliciosos e, visitar sua loja mais famosa, é um passeio imperdível. Sua produção começou em 1837, seguindo receita do Mosteiro dos Jerônimos. O pedido pode ser feito por encomenda ou, se preferir, aguarde um pouco para sentar-se em uma das mesas na parte interna. Embora não tenhamos sido bem atendidos, permanecemos ali, talvez pelo aroma, que exala memórias gustativas da infância ou talvez pelo decor, tão típico, que nada mais em Lisboa a representa tão bem, com seus belos azulejos em tons azul e branco. Pedido feito e lá estávamos nós a saborearmos, com prazer, o pastel (1,10 euros), que aliás, estava delicioso. Não perca oportunidade de observar a confecção do mesmo. Uma verdadeira arte. Rua de Belém 84, das 8 às 23 horas.
Essas três atrações acima são próximas.





Torre de Belém - Torre de defesa da cidade de Lisboa. Havia outra no lado oposto ao Tejo, mas o terremoto a destruiu. Foi erguida a pedido de Manuel I, em 1515. No terraço em frente ao mar, está a estátua de Nossa Senhora do Bom Retorno, que zelava pela vida dos exploradores portugueses. Os detalhes em pedra na sua decoração externa, chamam atenção pela beleza.
Aberto de terça a domingo. Entrada grátis aos domingos, de 10h às 14h.



Nos jardins da Torre de Belém, um hidroavião chama atenção. É uma réplica do que realizou a travessia Lisboa/Rio de Janeiro, em 1923, com o Comandante Sacadura Cabral. Merece um registro.


Praça de Touros - Embora muito contestada, as touradas ainda existem na Península Ibérica. Em Lisboa, a vida do touro é preservada, pelo menos na frente da plateia. É um espaço arquitetônico muito bonito (neo-árabe), que serve também para grandes eventos musicais e onde sediam também lojas e restaurantes. Possui cobertura móvel. Bem ao lado do nosso hotel, no Campo Pequeno, na Avenida da República. Pesquise data de eventos e visitas aqui.


A Praça do Comércio - Um local histórico e de beleza ímpar na capital portuguesa. Antigamente conhecida como "Terreiro do Paço", localiza-se junto ao Tejo. Era a porta de entrada da cidade. Ali, durante dois séculos, encontrávamos o "Palácio dos Reis de Portugal". O primeiro palácio acabou destruído pelo terremoto de 1755. Em 1511, o rei D. Manoel I transferiu sua residência do Castelo de São Jorge, para esse local. Após a Revolução de 1910, os edifícios foram pintados de rosa, mas recentemente voltaram a cor original, o amarelo. A estátua de D José I e o Arco Triunfal da Rua Augusta, são as principais atrações. Hoje funcionam lojas comerciais, museus e escritórios de governo. Fomos na época do Natal e Réveillon e o espaço estava lindo e muito iluminado. Geralmente as apresentações culturais, shows, eventos de uma maneira geral, são realizadas neste na praça. Passeio, portanto, imperdível na cidade.

                          


O Mercado da Ribeira - Também conhecido como "Time Out Market". O mercado nasceu em 1600, mas com o terremoto de 1755, foi praticamente destruído. Entre alto e baixos, se recuperou definitivamente em 1940. Desde 2014, a equipe do guia Time Out administra o local. É um lugar agitado, badalado, curioso e de altíssimo astral. Amamos. O movimento é intenso. O vai e vem de pessoas é absurdo e, conseguir mesa disponível,  é um capitulo a parte, pois  concorrência é grande. Todavia,  o motivo é plenamente justificável.  Para se abrir um espaço aqui, os estabelecimentos são testados e aprovados por especialistas, logo, encontramos tudo do bom e melhor por lá. São pizzas, massas, carnes, enfim,  degustação para tudo quanto é paladar. E quando pensamos que o controle de qualidade já nos bastaria para essas iguarias, o mercado ainda oferece outras boas opções, como frutas,verduras, peixes e produtos tradicionais.
Endereço: Av.  24 de Julho, S/N.  Funciona de domingo a quarta e é aberto de 10h a meia noite. Quinta a sábado (de 10h as 2h). Metrô:  Estação Cais do Sodré. Elétrico, 15 E.



O Oceanário - Localizado as margens do Tejo, é o segundo maior do mundo. Bem próximo ao Shopping Oriente. Sao duas atrações pouco afastadas do centro. Aproveitem para passear nos dois locais. Ótima opção para crianças e adultos.
Como Chegar: Metrô - Oriente.  Preço: Crianças ( 0-3 anos) free. Jovem (4 - 12 anos) e sénior (+65 anos) o custo é de 10,80 euros  e adulto (13-64 anos), 16,20 euros.
Localiza-se na Esplanada Dom Carlos I, Parque das Nações. Site aqui

Passear a pé na Parte Histórica - Chegamos de táxi na Praça do Rossio. Um lugar extremamente agradável e muito iluminado (Natal). Ali, vários cafés e restaurantes estão abertos e lotados. Suas calçadas, são bastante concorridas. No lado norte da praça, está o Teatro Nacional com seu estilo neoclássico  e, ao centro, um monumento em homenagem a D. Pedro.
Impossível não se encantar com os azulejos nas fachadas dos prédios antigos. Passear sem pressa pela rua Augusta, rua dos Sapateiros, é obrigatório. Um ótimo passeio é conhecer o Elevador de Santa Justa (1901), que liga a Baixa ao bairro do Carmo. Encontrar fila é condição habitual.
Como chegar: Metrô Rossio, Restauradores, Terreiro do paço. Bondinho 15 e 18.

Teatro
Rossio e Elevador Santa Justa ao fundo


Elevador de Santa Justa

ONDE COMPRAR 

Fomos passear nos Centro comerciais El Corte Inglês e no Shopping Oriente. Bons preços. Apesar da época festiva, encontramos várias liquidações.





ONDE COMER 

- Bread4You Bistrô- Um lugar bem aconchegante, pequeno, bom atendimento e uma comida deliciosa , além de um bom vinho, claro. Preço justo. 
Onde fica: Rua dos Sapateiros 41 -Baixa Chiado. Reserve aqui.

Com os amigos Eugenio , Bruna e família




- Dote - Um ótimo local para almoço e uma boa cerveja. Fomos bem atendidos e gostamos das carnes e crustáceos . Reserve aqui.







- Sea Me - No badalado Mercado da Ribeira. Uma fusão português / japonês de mariscos. Bem servido, boa apresentação , delicioso , com preço justo ( 13 euros). Foi só escolher e aguardar o chamado . Tempo para escolher um bom vinho branco. Saiba mais aqui.

Tagliatelle de Camarão e Viera
Gabi Calado

O QUE ACHAMOS



Lisboa é uma cidade adorável e parece melhorar a cada dia. Uma conexão prolongada ( fizemos duas, uma de vinte e quatro horas e outra de doze horas) é muito corrido e apenas se justifica, quando associada a outros destinos. Acredito que no mínimo quatro dias, seja um tempo razoável para conhecer mais a cidade. Retornaremos com mais calma. 


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário