CINCO ATRAÇÕES PARA VISITAR EM CARUARU.

Reunimos a família e fomos conhecer com mais detalhes a encantadora cidade de Caruaru, no estado vizinho a Pernambuco. Das outras vezes que fomos, passamos pouco tempo. Na última oportunidade, resolvemos passar dois dias e garanto que vale muito a pena.
Distante 196 km de Maceió ( partindo de Recife, 130 km), seguimos pela BR 104. Estrada boa e bem sinalizada. Fomos em busca da cultura popular, dos museus e dos encantos do interior do Nordeste.
Uma minuciosa pesquisa realizada pelo meu sogro, Sr. Ismail, que nos contou os pormenores da famosa Feira de Caruaru e das canções de Luiz Gonzaga, tornou a viagem ainda mais agradável e nos fez despertar para a riqueza cultural da nossa aventura.

ONDE FICAR

Optamos pelo hotel WA Hotel Caruaru. Localizado dentro do principal shopping da cidade, as opções de diversão são várias, contando com boliche (tem cupom de desconto), cinemas, restaurantes e lojas. O Wi-fi é gratuito, assim como o estacionamento. O quarto é muito limpo e bem confortável. O café da manhã é um dos pontos altos do hotel. Não lembro ter visto espumante em nenhum café 5 estrelas que já visitamos e nesse, havia. Como se supõe, é bastante variado mesmo.

O QUE VISITAR:

• . Feira de Caruaru - Os primeiros registros remontam do século XVIII, com a transformação da Fazenda Caruaru em ponto de parada para mercadores e tropeiros que percorriam o Nordeste. Daí em diante, a feira não pára de crescer. Exaltada nas letras de Luiz Gonzaga, a feira ficou ainda mais famosa. São centenas de barracas ocupando mais de dois quilômetros na área central da cidade. Em 2006 a feira de Caruaru recebeu o título de "Patrimônio Cultural  Imaterial Brasileiro (Iphan)". Ali,  placas sinalizadoras orientam os turistas. Feira da Sulanca, dos sapatos, mercado de carne, feira de cereais, artesanato, são algumas das inúmeras atrações locais. E a famosa Banda de Pífanos não poderia faltar, claro. Ficamos um bom tempo escutando e admirando a bandinha. Difícil sair daqui sem comprar algo. Pechinchar é permitido lá, mas em geral os preços são bons. Estacionamentos credenciados próximos a feira, facilitam para quem está de carro (R$10,00). É um passeio imperdível na cidade. A feira funciona de segunda a sábado. Clica aqui para saber os horários de funcionamento da feira.

• Alto do Moura - Localizado a 7 km do centro da cidade, esse bairro é considerado pela UNESCO o local da maior arte figurativa das Américas. Com a ida de Mestre Vitalino para o bairro,em 1948, a arte com barro cresceu e se tornou mundialmente famosa. São vários artesãos vendendo seus produtos. A Avenida Mestre Vitalino possui várias lojinhas de artesanato, restaurantes, museu (R$ 2,00) e uma caminhada por lá é uma ótima opção. A visita a Casa-Museu de Mestre Vitalino é obrigatória. Almoçamos no Restaurante O Bode Assado. Vale provar um um sarapatel e bode.

• Museu do Forró Luiz Gonzaga e Museu do Barro Espaço Zé Caboclo - Um ótimo espaço de dois pavimentos que contempla dois grandes museus, alem de espaço para homenagens (Elba Ramalho) e exposições temporárias. Na ocasião estava  exposto o bonito trabalho do artista Lamecha Cunha, com seu trabalho sobre "Vida e Obra do Mestre Vitalino".  A primeira parte é dedicada ao rei do forró, Luis Gonzaga. Emocionante conhecer um pouco da vida do "Rei do Baião". Sao roupas, fotos, documentos, cartas pessoais, condecorações, instrumentos musicais, objetos pessoais, letras de música, entre outros. Um rico acervo. A lembrança desse artista nordestino é inevitável. Uma visita imperdível. Uma sala está reservada para uma homenagem a também nordestina e famosa cantora Elba Ramalho. As vestimentas dos shows impressionam.

Espaço Elba Ramalho

O Museu do Barro mostra a riqueza da arte local. Sao várias obras . Todas de uma beleza única.
Horário de visita - Terça a sábado - 8h as 17 h, Domingo 9h as 13h.
Visita guiada (R$2,00).

• Igreja Bom Jesus - Localizada no Monte Bom Jesus ( 630 m), é o ponto mais alto da cidade. O acesso pode ser através de uma escadaria de 365 degraus, ladeadas por 12 painéis que representam a Via Sacra. Fizemos apenas uma pequena caminhada aqui. Optamos por subir de carro. O monte é uma atração turística. Lá encontramos também a Praça de Tapioqueiras, um parquinho e um pequeno anfiteatro. A bonita capelinha foi fundada em 13 de dezembro de 1902. Seu altar-mor é em madeira pintada de branco e dourado e possui torre única. A melhor vista da cidade esta ali. Um belo passeio.

• Polo de Caruarú - Uma importante visita para quem gosta de compras, com preços acessíveis como um ponto forte para atrair clientes finais e revendedores. O ambiente é amplo e com uma variedade incrível de itens e lojinhas. Site aqui.

Localizado na BR 104, Km 62, s/n. Veja os horários aqui.

Caruaru é uma bela cidade e nosso hotel foi maravilhoso. Reserve dois dias inteiros para curtir as atrações. Recomendo!