GRASSE , A CIDADE DOS PERFUMES FRANCESES.



Em nosso roteiro pelo Sul da França, a pequena Grasse estava em nosso roteiro. Chegamos cedinho e fomos ao hotel previamente reservado, porém o mesmo não correspondeu as nossas expectativas, muito embora não tenha sido motivo para desanimarmos. assim sendo, estacionamos na praça central e fomos conhecer a cidade, antes de partirmos para o litoral.
Cercada por colinas e muitos campos de flores, alfazema e jasmins, a cidade é o centro da indústria mundial de perfumes, desde o século XVI, embora hoje, o destaque é voltado para as flores importadas ou essências químicas. As casas de perfumes fundadas nos séculos XVIII e XIX ainda funcionam, com destaque para a Fragonard  e o Museu Internacional do Perfume. Gostamos bastante, provamos várias fragrâncias, conhecemos o passo a passo na confecção do perfume, além de saber  quais os lugares do mundo que  importam as bases da confecção das mais famosas fragrâncias, incluindo neste contexto, o nosso Brasil. Ali, a história do perfume é  narrada desde o início dos tempos, informando ao expectador a essência do mesmo e oferecendo, portanto uma experiência inigualável, que nos leva muito além de um único sentido,  o olfato. É algo como entendê-lo, além do que ele pode oferecer, passando por processos como o designer das embalagens, coloração e o que ela representa, o uso correto do mesmo, o auto-conhecimento para associá-lo na escolha da essência, entre outras nuances. Bastante interessante.










Diversas marcas se instalaram em Grasse, com destaque para a Chanel. O seu perfume ,Chanel No 5, tem sua essência de rosas produzidas no local.
Passamos um bom tempo passeando pelas ruas medievais dessa pequena cidade e observando as pequenas e lindas fontes espalhadas nos arredores
Grasse é bem pequena, todavia vale super a pena conhecê-la. Reservem pelo menos um dia para tanto.. 







Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário