A CATEDRAL DE SAL DE ZIPAQUIRÁ, COLÔMBIA.

 





Uma das atrações mais incríveis para quem visita a Colômbia é a Catedral de Sal de Zipaquirá, localizada a 50 km de Bogotá. A nova catedral foi inaugurada em 1995 em substituição a antiga de 1950. A igreja faz parte do complexo cultural "Parque do Sal" .Tudo aqui impressiona, afinal uma catedral construída a 180 metros abaixo da terra é uma obra e tanto. O passeio é muito organizado sendo o grupo separado por guias em inglês e espanhol.  O santuário católico faz memória a Via Crucis de Jesus Cristo.

 

 



O passeio é dividido em três pontos principais : A Via Crucis, A Cúpula com as Varandas e as Naves da Catedral. A primeira parte do passeio é em túnel bem ventilado, onde o guia vai mostrando e explicando as 14 passagens de Cristo na Via Crucis. Os espaços são representados com cruzes e objetos, tudo construído em sal. As cores fortes durante todo o percurso realçam ainda mais as estruturas em sal. Depois de pouco tempo acabei acelerando o passo e fui percorrer sozinho a antiga mina.



Balcão do Coro e, ao fundo, a Nave Central.



O centro da Catedral é o ponto mais importante do passeio. Aqui está a cruz de 16 metros de altura e a obra de mármore "A Criação do Homem". Nessa fase,  gasta-se um pouco mais de tempo. É tudo muito bonito. 





No final do passeio, há lojinhas de souvenirs, com várias peças em sal, incluindo santinhos e, claro, trouxe o meu. Para quem desejar, ainda existe um passeio que é a "Rota do Mineiro", onde se pode vivenciar a experiência de ser um mineiro trabalhando a 180 metros abaixo da terra. Dura em torno de 35 minutos. Todavia, não realizamos.




COMO CHEGAR

Reservamos nosso passeio com guia exclusivo com a City Bus Bogota e, a hora marcada,  estava a entrada  do hotel. O guia foi muito agradável, sempre muito solícito e dialogando sobre assuntos diversos, como futebol, uma paixão também colombiana. Antes de chegar na Catedral, realizamos um ótimo passeio, guiado pela simpática cidadezinha de Zipaquirá. O passeio dura em torno de 7 horas. Super recomendo!


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário