CONHECENDO O VATICANO, O MENOR PAÍS DO MUNDO.

 


Localizado ao norte de Roma, Itália, o Vaticano é o menor país do mundo. Em um área de 0,44 quilômetros quadrados, possui uma população de mil pessoas, entre religiosos e a Guarda Suíça, responsável pela segurança do Papa. Seu território atual foi cedido pelo rei Pepino para a Igreja Católica em 756 d.C. É a sede da Igreja Católica e é liderada pelo Papa. O Estado do Vaticano foi oficialmente criado em 1929, por meio do Tratado de Latrão ou "Tratado de Santa Sé", feito pelo Reino da Ítalia e a Santa Sé. Entre outros pontos, o tratado cita o reconhecimento total de soberania da Santa Sé no estado do Vaticano.

As principais atrações são  a Basílica de São Pedro e o Museu do Vaticano.


A Basílica de São Pedro foi criada onde, em 64 d.C, São Pedro foi martirizado e queimado. Grandes arquitetos do Renascimento e do período barroco contribuíram para sua construção. A praça de São Pedro foi criada por Bernini entre 1656-1667. 

O interior da Basílica é de uma riqueza arquitetônica que impressiona. O baldaquino(1624), que situa-se sobre o túmulo de São Pedro, foi encomendado pelo Papa Urbano VIII. O Domo possui 136,5 metros de altura e foi construído por Michelangelo. Visitas podem ser realizadas. Uma escadaria de 537 degraus levam ao alto do Dome. Fizemos e indicamos esse passeio. Do alto tem-se uma grande vista da praça.

A igreja possui 186 metros de extensão . Inclua seu passeio aos domingos. O Papa aparece às 12 horas, para abençoar a multidão na Praça de São Pedro. É muito emocionante.

Estivemos na praça em três oportunidades únicas: na canonização de Irmã Dulce, canonização de Madre Teresa de Calcutá e em uma missa do Papa João Paulo II. 


 Basílica de São Pedro


O Museu do Vaticano é imenso e muito concorrido. Aqui fica a famosa Capela Sistina, inúmeras obras de arte e museus, com destaque para o egípcio. A Pinacoteca é imperdível. São vários quadros com destaque para o Renascimento e muitas peças do século XV e XIX. Existe um fluxo único, que é difícil de voltar e cujo final é na Basilica de São Pedro, logo, procurem realizar todo o trajeto bem devagar e seguindo o mapa obtido na entrada. Não traga consigo volumes grandes, pois do contrário, terão que ficar guardados na entrada do museu, o que será um transtorno para retornar. 

 Escadarias - Criada por Giuseppe Momo



 Capela Sistina
 Basílica de São Pedro


A Capela Sistina, sem dúvida, é um dos locais mais concorridos e quase sempre lotado. Impossível não contemplar o teto pintado por Michelangelo (1508-1512), que mostra a criação do mundo e a expulsão do homem do paraíso.  Suas paredes são as mais importantes do museu. Possuem afrescos do século XV e XVI, pintados por artistas como Botticelli e Signorelli. A decoração das paredes foi concluída por Michelangelo (1534), que acrescentou o grande afresco da parede do altar, "O juízo final".

 A Pietà, de Michelangelo (1499), é uma das obras mais admiradas. Está quase no final do passeio, na capela, ao lado direito. Representa Jesus morto nos braços da sua mãe. Escultura feita em mármore, de uma beleza e representatividade impressionante. Para não duvidar de sua autenticidade, pois possuia apenas 23 anos. Michelangelo gravou seu nome na fita que cruza o peito da Virgem Maria. 


 Pietà, de Michelangelo (1499)

 Museu do Vaticano

Existem várias formas de se chegar ao Vaticano. O metrô mais próximo é da estação Ottaviano San Pietro. Existem várias entradas para se chegar a Praça São Pedro. Bons cafés, sorveterias e restaurantes estão em regiões próximas. Aproveitem sem pressa.

Indicamos em Roma o Hotel Diplomatic , na Via Vittoria Colonna, 28, Vaticano Prati. Tem a grande vantagem de ficar próximo ao Vaticano, onde se chega a pé, após uma boa caminhada da parte histórica de Roma. 

Estando em Roma, essa visita é imperdível!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário