VISITANDO O COLISEU EM ROMA

 


O Coliseu, Colosseo ou Anfiteatro Flaviano é um dos mais importantes monumentos do mundo. O maior anfiteatro de Roma foi encomendado pelo Imperador Vespasiano (fundador da Dinastia Flaviana) em 72 d.C e inaugurado pelo seu sucessor, Tito, em 80 d.C. Sua construção foi magistral. Seus tijolos eram revestidos de argamassa e areia e originalmente cobertos com mármore travertino. A fachada compõe-se de arcadas  com colunas dóricas, jónicas e coríntias. Um espetáculo visual para quem observa de fora do anfiteatro. A arena possuía 87,5m por 55m, piso de madeira coberto de areia, para absorver o sangue dos combatentes. No subterrâneo, ficavam as jaulas, celas e galerias.


Foi construído na área do  antigo Palácio de Nero. Abrigava entre 50 e 80 mil espectadores, distribuídos em três andares, que se acomodavam de acordo com sua classe social. Durante o reinado de Alexandre Severo e Gordiano lll, foi construído mais um andar, aumentando sua capacidade para 90 mil pessoas. O edifício era usado para combates de gladiadores, caças de animais selvagens, execuções e encenações de batalhas famosas. A população de Roma não pagava para assistir aos eventos. Deixou de ser um palco de entretenimento na época medieval. Em 2007, foi eleito informalmente como uma das sete maravilhas do mundo moderno.




É um passeio que impressiona pela grandiosidade e pela história do local. Dura pelo menos de duas a três horas, dependendo se você gosta de saber detalhes.

O ingresso poderá ser adquirido no local (fila e razoável espera) e online (melhor forma, entrada mais rápida). O Roma Pass engloba 1 ou 2 museus da sua escolha, transporte público e descontos em outras atrações. A validade é de 2 a 3 dias. Lembre de fazer reserva para visita ao Coliseu (2 euros extras). Não é possível imprimir reserva de ingresso em casa. É vantajoso para quem vai utilizar transporte público. O ingresso avulso, dá acesso rápido e inclui entrada para três atrações: Coliseu, Monte Palatino e Fórum Romano. Desde 2020, o Coliseu oferece visitas gratuitas (no primeiro domingo de cada mês e na Semana Cultural (de 5 a 10 março). Já o ingresso tradicional, reserva o direito de conhecer os dois pavimentos intermediários, mas o passeio mais completo inclui o Belvedere (anel superior) e o subterrâneo do Coliseu. Este passeio requer mais tempo e é realizado com guia. Seus ingressos não estão disponíveis no local, tem que comprar antes. Sua entrada no Coliseu é pela portaria Stern, não é a dos turistas convencionais.



O acesso pelo Metrô Colosseo deixa praticamente na porta do anfiteatro. Reserve um tempo para saborear uma pizza e uma cerveja no restaurante localizado logo na saída do Metrô, enquanto espera sua vez de entrar no Coliseu. Que tal uma boa leitura acompanhada de um café, contemplando  o Coliseu?



É um passeio indispensável em Roma. Recomendo super!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário