VISITANDO A HISTÓRICA MARECHAL DEODORO, EM ALAGOAS.

 


A cidade histórica de Marechal Deodoro , localizada a apenas 33 km de Maceió, em direção ao litoral sul,  é visita obrigatória para quem deseja conhecer a história de Alagoas e do Brasil. Seu acervo, que conta com casas, igrejas e museus, são bem preservados e muitos locais tombados ainda sofrem restaurações. É considerado patrimônio histórico nacional (desde 2006) e foi a primeira capital alagoana, mantida até dezembro de 1839, quando a capital da província foi transferida para Maceió. Fundada em 1611, já possuiu várias denominações, como  Sesmaria de Santa Madalena do Sumaúma, Vila Santa Madalena da Lagoa do Sul e, em 1939, passou a se chamar Marechal Deodoro, uma homenagem ao primeiro presidente e proclamador da república, Marechal Deodoro da Fonseca, nascido na cidade.

Igreja do Senhor do Bomfim - A primeira igreja construída na cidade, está localizada no bairro Taperaguá, na parte baixa da cidade. Apresenta traços barrocos, mas a data de sua construção ainda é controversa. Os estudos mostram semelhança com a igreja matriz de Porto Calvo (1610), outra cidade histórica de Alagoas.

📍Rua Dr. Miguel Omena, 589



O Palácio Provincial - O lindo casarão hospedou a família imperial (1860), na oportunidade da visita a cidade e, desde 1836, se tornou sede do governo provincial. Desde 1961, é a sede da prefeitura da cidade. Na frente, está posicionada uma estátua do Marechal Deodoro da Fonseca. Em seu interior, podemos encontrar fotos, mobílias e quadros da época.

📍Rua Tenente José Tomé, 248



Cadeia Pública & Casa Da Câmara - Construída em 1850, no lugar de um antigo prédio de armazém de sal. Foi reformado pelo IPHAN, em 2018.

📍Rua Dr. Tavares Bastos, 55.





Igreja Santa Maria Madalena e Museu de Arte Sacra -  A igreja foi construída entre os séculos XVI e XVII, em estilo rococó e fica no Complexo do Convento de São Francisco. Suas obras ficaram paralisadas por trinta anos e, apenas em 1723, a primeira missa foi celebrada. Sua fachada apresenta adereços em pedra calcária, sua capela-mor possui teto em caixotões e possui retábulo, estrutura em madeira que se eleva na parte posterior do altar. Nele, retratada a imagem de Cristo Crucificado, o brasão da ordem franciscana e a coroa imperial.
Na parte superior do prédio está o Museu de Arte Sacra de Alagoas. O acervo foi aberto ao público em agosto de 1984 e possui peças em ouro e madeira. Esculturas cristãs chamam atenção pela beleza e riqueza em detalhes. Destaque para as imagens dos santos-de-roça (com rosto esculpido e corpo de madeira coberta com roupa).

📍Rua São Francisco, 19. Vila Santa Maria Madalena











Casa - Museu de Marechal Deodoro -  A casa, em estilo colonial, é uma das mais visitadas na cidade. Ali contém móveis, fotos, armamentos, medalhas e, muito da história do primeiro presidente do Brasil, pode ser apreciada. Existe opção de realizar essa visita guiada, o que considero mais apropriado. Conheçam nossa visita clicando aqui.

📍Marechal Deodoro, 102 . Vila Santa Maria Madalena.


Espada em metal e marfim usada em 15 de novembro de 1889



Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição - Uma das mais belas da cidade. Foi edificada pelo português João Esteves e já foi destruída quando da invasão da região pelos holandeses, mas reconstruída pelos habitantes locais, em 1783. Em 1860, recebeu a visita do imperador D Pedro I. Marechal Deodoro foi batizado aqui.O estilo predominante é o rococó.

📍Rua Capitão Bernardino Souto, 207. Barro Vermelho






Igreja de Nossa Senhora do Carmo e o Convento do Carmo -  É uma obra dos religiosos carmelitas, datada de antes de 1715. O Convento, também conhecido como Convento Caiado, teve sua construção iniciada em 1722. Os grupos carmelitas e franciscanos disputaram a soberania religiosa local.

📍Vila Padre Osman C Carvalho, 176 . Barro Vermelho.






Igreja de Nossa Senhora do Amparo - Sua construção data de 1757. Sua fachada apresenta frontão brasonado em volutas e ladeados por dois pináculos. Em 1683, a irmandade de Nossa Senhora do Amparo foi instituída ( Fonte - Prefeitura de Marechal Deodoro). Quando fomos, estava em reforma.

📍Beco do Amparo, 28. Centro.




Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos -  Datada por volta de 1777, na forma de capela. A construção do templo atual, data de 1834 pela irmandade do Rosário, para ser frequentada pelos escravos e ex- escravos. Possui fachada em estilo neoclássico.

📍Rua Gen. Hermes, 2. Centro




Aproveitem para o descanso pós visita em um dos restaurantes nas proximidades, conhecendo a gastronomia local. Sugiro os localizados na praia do Francês.







 









Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário